espiritismo

19° Semana Espírita acontece em São João del-Rei

Com o tema central “Espiritismo e Espiritualismo”, semana contou com debates, palestras e uma peça teatral

espiritismo
Foto: Divulgação

A Aliança Municipal Espírita de São João del-Rei (AME) realizou, entre os dias 21 e 24, a 19° Semana Espírita, que teve como objetivo disponibilizar conhecimento e reflexão do Espiritismo decodificado por Allan Kardec. Ocorreu ainda uma orientação e um esclarecimento de dúvidas sobre a religião.

Segundo Edson Braga, um dos organizadores do evento, a função foi evangelizar: “Nossa preocupação maior é a evangelização do homem através do espiritismo”. Além disso, a semana teve como papel a divulgação da doutrina e um incentivo à união entre os espíritas, simpatizantes e grupos são-joanenses. Os organizadores solicitaram ainda a doação de alimentos não-perecíveis, destinados à Sopa Vovô Faleiro.

Houve espaço também para uma apresentação teatral: “Um Amor de Renúncia” se apresentou na quarta-feira, 21. Baseada na obra de Chico Xavier “Renúncia”, que está em turnê pelo país, a montagem abordou temas como amor, desapego e contou a história de um padre apaixonado por uma jovem no período da Inquisição no século XVII.

Tay Lopes, um dos responsáveis pelo espetáculo, conta que a data da apresentação foi uma coincidência com a semana espírita, pois não havia outro dia disponível. “Esperamos agradar o público da cidade, que tem nos dado retornos positivos de interesse em nosso trabalho, isso é gratificante” acrescentou.

Acerca do tema central “Espiritismo e Espiritualismo”, aconteceram diversas palestras; no dia 21 foi a ministrada por Nelson Xavier, que teve como subtema “O que é o Espiritismo”. Na quinta-feira, a responsável foi Karem Patrícia, com “O Espirita e o Espiritualista”. Já na sexta, foi a vez de Marcus Vinícius apresentar o tema “Espiritismo Ciência e Religião”. Para finalizar, Marcelo Orsini expôs “Espiritismo Vida e seus Valores”.

Em todas as palestras, ocorreram vários ensinamentos sobre a doutrina espírita, discursos de bem viver em sociedade, respeito e tolerância, e elas buscaram não esquecer de desconstruir alguns temas e tabus. As iniciativas lembraram dos ensinamentos e amor transmitidos por Jesus Cristo. Além das palestras, o CESC do 11° Batalhão de Infantaria, contou com a venda de livros pela livraria espírita Portal de Luz, inspirados na doutrina.    

TEXTO/VAN: CÍCERA ROSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe uma resposta