WhatsApp Image 2017-05-13 at 17.02.42

1º Dia de Cão atrai os amantes dos animais em São João del- Rei

Evento proporciona lazer e reflexão para aqueles que têm ou amam animais de estimação

WhatsApp Image 2017-05-13 at 17.02.39

Várias atividades movimentaram o centro da cidade no último sábado, 13, no 1º Dia de Cão. O evento começou no Largo Tamandaré, com a “cãominhada”. que seguiu até a avenida Presidente Tancredo Neves. Como em qualquer passeata, pessoas acompanhadas pelos “melhores amigos do homem” levavam faixas que faziam campanha para adoção de cachorros. Panfletos informativos de conscientização contra o abandono e maltrato dos animais eram entregues com o objetivo de comover as pessoas. Estandes de adoção, desfile dos bichinhos e pintura de rosto para crianças aconteceram paralelamente.

A organizadora do evento e aluna de zootecnia,  da UFSJ, Fernanda Larissa César Santos, esclarece que o evento não é uma atividade isolada. “A gente trabalha conscientização nas mídias sociais, em escolas e por meio de panfletagem, assim como estamos fazendo aqui”. A estudante explica que ocupar o centro da cidade era mais uma estratégia para abranger uma parcela maior da população. “Por estarmos aqui na rua, as pessoas terão curiosidade pelo que estamos fazendo”.

Um estande de uma marca de ração ficou responsável por tirar dúvidas sobre os diferentes tipos de rações e a sua produção. Com uma surpresa: cada visitante pôde levar uma amostra grátis do produto, além de receber dicas. O representante comercial Jader Teodoro elogiou a iniciativa do projeto. “As pessoas estão cada vez mais tendo responsabilidade e entendendo que os animais precisam comer bem. Estamos sempre apoiando as boas ideias e iniciativas, assim como está hoje’’, concluiu satisfeito.

A bióloga Paula de Campos Muradas Cerântola, presente no evento, chamou atenção para o sofrimento dos animais. “Deixar os bichos soltos, não castrados e vulneráveis a violência nas ruas, faz com que eles sintam dor e medo. A população precisa dar mais atenção a isso. Os cães sem raça ainda encontram muita dificuldade em serem adotados, mesmo sendo capazes de dar amor e felicidade para a família como qualquer outro animal”, ressaltou.

A organização ainda pretende repetir a ação para discutir a situação dos animais na cidade. O evento faz parte das ações do Programa Amigos de Quatro Patas, criado em 2011 pelo curso de zootecnia da UFSJ. Além do Dia de Cão, todo mês uma feira de adoções no centro, de cães, em sua maioria, mas também de gatos, é realizada. Aliado às campanhas de adoção, o principal objetivo do programa é a esterilização dos cães de rua.

Texto\Van: Agnes Reitz, Leonardo Emerson

WhatsApp Image 2017-05-13 at 17.02.38

Deixe uma resposta