5º del-Rei open de jiu jitsu

Quinta edição do campeonato aconteceu em São João del-rei no último domingo.

IMG_3271

A manhã ensolarada do dia 7 de maio foi movimentada para os praticantes de jiu jitsu, com arquibancadas lotadas, mais uma edição do ‘’del-rei open de jiu jitsu’’  foi realizada. Com categorias que iam do infantil até o adulto e participação de equipes da região já conhecidas, e algumas estreantes, que vieram de longe para competir e prestigiar o evento.

O organizador do evento, Bauer, em entrevista, afirmou que existe uma dificuldade em levar os atletas para competir em outras cidades já que a maioria deles são participantes de projetos sociais e devido a dificuldades para conseguir patrocínio, não possuem condições para bancar viagens e estadia em outros lugares. O principal objetivo do evento é fazer com que esses jovens atletas tenham experiência com o ambiente de competição e que despertem o desejo de seguir no esporte. Ao ser perguntado sobre a dificuldade de conseguir apoio, Bauer se mostrou esperançoso com a nova administração da prefeitura, que vai colocar a competição no calendário de eventos esportivos da cidade e dar mais visibilidade ao evento.

Muitas famílias estavam presentes no evento, fazendo barulho para os pequenos e novos atletas que compunham a categoria infantil. Carolina Lages, mãe do competidor Daniel, disse que não existem palavras para descrever o sentimento de ver o filho de apenas 6 anos competindo. Segundo ela, ‘’o estômago chega a doer durante as lutas’’. Daniel sempre gostou de esportes e há 4 meses pratica a arte marcial do jiu jitsu. De acordo com ela, o esporte ajuda na formação e no desenvolvimento do caráter das pessoas, e o que seu filho já conseguiu absorver foi principalmente o respeito ao próximo e sempre prezar pelo bem estar do próximo, seja em uma competição, seja durante os treinos. Daniel foi campeão de sua categoria, fazendo alegria de seus pais.

No fim da manhã, a categoria dos adultos teve seu início e os embates ficaram mais difíceis, as técnicas adquiridas com anos de treinamento proporcionaram ao público presente fortes emoções e combates cheios de surpresas.  Um dos atletas estreantes, porém já com grande destaque nacional era Wagner Silva, de 32 anos, mais conhecido como Wagnão, que veio representando a equipe WR da cidade de Viçosa, lutou na categoria adulto.  O atleta está envolvido com as artes marciais há quinze anos e, nos últimos oito , após participar do reality show de lutas The Ultimate Fighter Brasil, teve seu foco maior na prática do MMA, estilo que mescla todas as artes marciais em uma única competição. Após sua participação no programa, Wagner disse que sua vida mudou bastante, seu nome ficou conhecido, mais convites para participação eventos surgiram, novas parcerias com academias e melhores oportunidades de patrocínio apareceram.

Segundo o atleta, eventos como esse de São João del-Rei devem acontecer com mais frequência, para que ocorra maior divulgação do esporte, não só como lazer e também uma maneira de cuidar melhor da saúde.  E para os atletas que estão no início dos treinos Wagner deixou uma mensagem. ‘’ Pode parecer injusto você ser o novato da academia e se tornar o saco de pancadas de todos, mas com foco e determinação seu objetivos serão alcançados, o mestre faixa preta hoje, foi um novato faixa branca um dia.’’ No fim da competição, os atletas se mostraram satisfeitos com a organização das lutas e os resultados, e os organizadores conseguiram conduzir o evento sem surpresas e sem deixar nada a desejar ao público presente, que retribuiu com muita animação.

Texto/VAN: Lucas Teixeira

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta