A fé exige um espetáculo

São João del-Rei é palco de uma das principais celebrações cristãs

A Semana Santa, famosa principalmente pela tradição do Ofício de Trevas, em São João del Rei, é responsável por atrair centenas de fiéis todos os anos para a região das vertentes. A programação se iniciou no último domingo (25) e tem solenidades marcadas pelo resto da semana.

Apesar das tradições virem se perdendo cada vez mais, a cidade ainda mantém a sua postura em relação ao feriado religioso, que acontece anualmente sem interrupções. Em outros lugares do país, muitas pessoas, até mesmo fiéis, costumam viajar durante o feriado, entretanto em São João os moradores da cidade perpetuam as tradições religiosas.

Por ser um local que vive de turismo cultural-histórico e religioso, celebrações como essa são muito importantes para movimentar a cidade. De acordo com o guia de Alessandro de Castro, de 45 anos, o fluxo na cidade aumenta muito durante a semana. “Tem grupos de pessoas que vêm apenas pela religiosidade. Vem gente do Brasil inteiro e costumam vir pessoas de outros países”, relatou. Para ele ainda, o movimento causado pelo evento também traz benefícios para outras cidades da região, já que os turistas costumam visitá-las durante sua passagem por São João del-Rei.

Para o Padre Geraldo Magela, organizador do evento, a beleza da Semana Santa é marcante pela arquitetura da cidade e também pela musicalidade barroca que acompanha o evento. Essa diferença é o que atrai tantas pessoas e, também, a imprensa. “É um turismo diferenciado, porque têm pessoas que gostam de assistir um concerto e que frequentam um bom restaurante. É um turismo que move economicamente a cidade.”, afirmou Geraldo.

 

A Programação

progr

 

 

O que pensa a população?

en1

en2

en3

en5

en6

en4

 

Texto/VAN: Ícaro Chaves
Fotos/VAN: Ícaro Chaves
Artes/VAN: Ícaro Chaves
Colaboração: Carla Marques, Filipe Renno, Isadora Jales, Rafael Nascimento e Samara Santos

Deixe uma resposta