DSC_0040

Aeroporto de São João del Rei recebe 2° Festival de Gastronomia Italiana

Evento tinha o intuito de reviver tradições e manifestações culturais da Itália

 

O Festival de gastronomia italiana Colônia Viva aconteceu no Aeroporto Municipal em São João del-Rei entre os dias 12 e 15 de Outubro . O evento, realizado pelo Instituto Vertentes e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, que teve entrada franca, contou com a presença de diversos chefs, além de oferecerem oficinas e concursos culinários. O objetivo do festival é homenagear as famílias italianas que chegaram na cidade no ano de 1888.

Ronildo da Silva, administrador e organizador do evento conta que o evento ainda é um projeto que está em construção, mas que ficou surpreso com seu rápido avanço: “Eu estou muito feliz, porque conseguimos atrair a atenção de uma federação internacional, conseguimos trazer empresários do setor da gastronomia como o dono da farinha cinco estações (…)”Para ele, a presença de pessoas importantes de fora trouxe maior reconhecimento para o festival, assim como o público farto que participou e levou consigo boas impressões do evento.

DSC_0080
Os três ganhadores do concurso de pizza e a produção do evento. – Foto/VAN: Clara Mattoso

Durante os quatro dias de evento, o público pode saborear a mais variada comida italiana, beber cerveja artesanal e curtir os diversos espetáculos artísticos como artesanato, música e dança. O artista milanês Guido Boletti, que reside em Tiradentes, também teve algumas de suas obras expostas no espaço do aeroporto durante o festival.Para a assessora Eliane Bedeski o evento estava muito bem organizado, com boa comida e funcionários competentes. O único defeito, apontou ela, foi uma falha na divulgação. “Se eu soubesse antes, eu teria vindo desde o primeiro dia. Minha família estaria toda estaria aqui, somos apaixonados por esse tipo de comida.”

Vencedor do concurso “melhor receita de pizza”, o italiano Riccardo Pace, conta que ficou muito feliz com o prêmio e tece elogios ao evento: “A gratidão é muita é a primeira vez que participo desse tipo de concurso e eu fico muito agradecido. Espero que ano que vem a competição seja ainda maior porque o festival merece e a organização é boa.”

O projeto Colonia Viva tem como objetivo oferecer para a comunidade um contato maior com a culinária italiana, através das famílias descendentes que recebem interessados no projeto em suas casas para que possam conhecer tanto a produção alimentícia quanto a cultura daquelas pessoas.

Segundo o organizador, as expectativas para o ano que vem são muito boas. Eles estão com um projeto inscrito na Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. A ideia é conseguir melhor capilaridade na captação de recursos, para poder proporcionar um espaço de qualidade para os participantes e inovar o festival.

 

Texto/VAN: Clara Mattoso e Marcos Coelho
Fotos/VAN: Clara Mattoso

Deixe uma resposta