Skip to main content
Banner do evento - FOTO: Ana Resende

“Amigos de Quatro Patas” realiza V Worshop no Campus Tancredo Neves

Projeto busca conscientizar para ajudar cães abandonados

Banner do evento - FOTO: Ana Resende
Banner do evento – FOTO: Ana Resende

O projeto de extensão da UFSJ Amigos de Quatro patas realizou na última quinta-feira, nove de março, um Workshop com palestras sobre o controle populacional dos cães de rua em São João del-Rei. O evento também contou com o lançamento do livro Viver o Amor aos Cães, da escritora Ana Regina Nogueira e com uma mesa redonda com moderação de Rosa Maria Cabral.

O Amigos de Quatro patas é um projeto que surgiu em 2011 e tem por objetivos o recolhimento, castração e tratamento de cães de rua da cidade. Os cães acolhidos pelo programa são, posteriormente, encaminhados para a adoção.  “O programa tem como objetivo principal o controle populacional dos cães de rua do município de São João del-Rei.”, explica Fernanda Alves Reis da Silva colaboradora do projeto. “Hoje estamos com uma equipe contendo 3 bolsistas e 8 voluntários.” A aluna também conta que mais de 300 cães de rua já foram esterilizados.

Sobre a necessidade de ajuda da população que cede um lar temporário, ela ressalta que os cães precisam de cuidados especiais antes e durante a castração. “Quando eles vão passar pelo procedimento cirúrgico, eles devem já ter um lar temporário para que fiquem durante o pré operatório de 12 horas com restrição hidro-alimentar e durante o período pós operatório que é um período de 7 a 10 dias, com todos os medicamentos e cuidados necessários.”, afirma.

A maior dificuldade enfrentada é justamente essa: os lares que ajudam o projeto já estão superlotados de cães para adoção. Os eventos realizados como o Workshop ou a Cãominhada recebem apoio das empresas patrocinadoras para ajudar a divulgar e conscientizar. “Estamos sempre aceitando doações e qualquer pessoa pode entrar em contato pela nossa fanpage Amigos de Quatro Patas no Facebook.”, Fernanda explica.

Voluntárias do Parque Francisco de Assis prestigiam o Workshop - FOTO: Ana Resende
Voluntárias do Parque Francisco de Assis prestigiam o Workshop – FOTO: Ana Resende

Para a professora e amante de animais, Lidia Cordeiro, ainda há muito a ser feito. “A sociedade civil é a que mais atua na proteção dos animais. Seria bom que houvesse incentivos para que mais pessoas contribuíssem, como isenção de impostos”, sugere ela.

Vinculado à UFSJ, o Amigo de Quatro Patas funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Clube dos Vira Latas. Ao longo do ano, o programa visita escolas municipais e estaduais para a realização de campanhas educativas que visam tornar as crianças sanjoanenses conscientes das responsabilidades e dos prazeres que um animal de estimação geram. “Falta as pessoas se conscientizarem de que bicho não é gente, logo devem ser castrados”, conclui Lidia.


TEXTO: Ana Resende Quadros/Elaine Maciel

Um comentário em ““Amigos de Quatro Patas” realiza V Worshop no Campus Tancredo Neves

  1. Assumir responsabilidades, essa é a grande questão. Sei de pais que dão de presente aos filhos os tais “animais de criação”, como os cães, por exemplo,e os abandona na rua, quando seus filhos perdem o interesse pelo animal.Vale lembrar, que os bichos, assim como as pessoas, precisam de cuidados e atenção, e é para a vida inteira, na saúde e na doença.Na doença, principalmente. Eles não “coisas”. Não se descarta um animal assim, entregue à sua própria sorte, no meio da rua.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: