Após protestos, manifestantes ocupam a porta da Prefeitura Municipal

No dia 25 de junho, após o término do segundo ato de protestos em São João del Rei, manifestantes acamparam em frente à Prefeitura Municipal. A iniciativa buscava pressionar o poder público e obter respostas às pautas das manifestações decididas em assembléia pública no dia 22 de junho. A ocupação permaneceu até o dia 26, quando o prefeito Helvécio Reis anunciou a revogação da licitação da empresa de ônibus Viação Presidente.

Segundo André Macedo, estudante da UFSJ e participante do acampamento, há ilegalidade no contrato da empresa, pois fere o princípio da impessoalidade, ou seja, os atos de agentes públicos deveriam ter como finalidade apenas o interesse público, e não o próprio. “Dentro da discussão da viação que presta serviço para a cidade, entra também uma discussão sobre a corrupção. Pois o presidente da câmara era o gerente da empresa, algo que fomentou a revolta popular e, consequentemente, resultou nessa ocupação”, explicou o estudante. 

Em entrevista à VAN-TV, o manifestante Rafael Mattos destacou que o principal objetivo foi alcançado, mas que a retirada da ocupação não demonstra o fim das reivindicações. “Retirar a empresa não garante um transporte público justo e eficiente. Nós vamos continuar com as mobilizações”, ressalta.

Roberto Carvalho, morador da cidade, concorda plenamente com as manifestações nacionais e municipais, pois “apresentam reivindicações justas, de acordo com o interesse da população”. Com relação à revogação do contrato com a Presidente, Carvalho acredita que “a ocupação tenha tido alguma influência, mas não só essa manifestação em frente à prefeitura”.

Após a queda do processo licitatório atual, a Prefeitura abrirá um edital para contratação de uma nova empresa. O presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES), Rodrigo Ribeiro, destaca dentre as novas metas a formação de um conselho municipal de transporte que seria “responsável pela condução de todo o processo de repensar o transporte público daqui de São João del-Rei”.

VAN / Marlon de Paula; Larissa Garcia; Lucas Porfirio
Foto: Tadeu Canavez

Deixe uma resposta