Athletic: 105 anos de história

No dia 28 de junho de 1909, há 105 anos atrás, nascia,  em São João del-Rei, o Athletic Football Club,também conhecido como o galo são-joanense. Numa conversa informal entre amigos, o fundador, Omar Teles sugeriu a criação de um time futebol.  Alguns anos depois, outras modalidades foram inseridas no clube, com destaque para a natação, como relembra Aluísio Barros, economista e presidente do Conselho Deliberativo do Athletic:

 – Nos anos 50, eu aprendi a nadar no Athletic. Eu tinha primos que nadavam aqui, mas nunca fui um grande nadador, pois meu pai me obrigava a estudar, mas alguns primos que eram mais malandros, tiveram a sorte de ter medalhas na natação, as quais foram muito importantes nessa época.

Passado mais de um século, o clube se consolidou no cenário esportivo são-joanense. O seu desenvolvimento em várias modalidades, como basquete, futsal e natação não seria esperado pelos seus fundadores, como conta o atual presidente Cláudio Gonçalves:

– Meu sentimento é de alegria e paixão ao  imaginar que esse clube  que há 105 anos atrás seria só de futebol,  o terceiro mais antigo do estado, se tornou o que é hoje. 

 Lisette Lima Lopes de Almeida,78 anos, jogou pelo Athletic e conseguiu chegar à seleção mineira de vôlei em 1962. É também esposa de uma das lendas do galo são-joanense, o artilheiro Wilson Lima de Almeida,  atualmente  com 78 anos,  que foi garimpado na época:

– O presidente do Athletic foi a Belo Horizonte, viu o Wilson jogar e o trouxe para a equipe. Naquela época  era tudo através dos pais e, com a  autorização  deles, veio para São João, onde pregou raiz. Jogou muitos anos  e sempre foi artilheiro, relata a  esposa de Wilson, portador do Mal de Alzheimer na atualidade.

Athletic hoje


Com uma organização moderna, o clube conta com praça de esportes, academia, sede social e  um estádio com medidas oficiais. Toda essa estrutura reflete-se no desempenho de seus atletas. 

Ainda este ano, o futebol destacou-se no cenário estadual com os vice-campeonatos do Sul Mineiro nas categorias mirim e juvenil. Outro marco importante foi sua campanha na Taça Record (disputada por clubes de diversas cidades mineiras), na categoria amador, em que também foi segundo colocado. No âmbito local, fez jus ao seu lema “O Campeão do século”, sagrando-se campeão do  tradicional Torneio de Inverno de Futsal (TIFS), na categoria adulto, em sua 43ª edição.

Texto: Diego Cabral, Richardson Freitas e Willian Carvalho
Fotos: Divulgação e Willian Carvalho

Deixe uma resposta