Barbacena realiza campanha de conscientização contra a Dengue

Ação da Prefeitura também apresentou informações sobre os vírus zika e chikungunya

Campanha foi realizada no centro da cidade
Campanha foi realizada no centro da cidade

Uma ação de conscientização contra a Dengue foi realizada, ontem (29), pela Prefeitura de Barbacena, em parceria com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) da cidade. 

A ação aconteceu pela manhã no centro da cidade, na praça dos Andradas, e teve como objetivo informar sobre a doença e suas principais formas de prevenção através de panfletos, peças teatrais e explicações mais detalhadas sobre a transmissão da doença. Foram apresentados detalhes sobre os vírus zika e chikungunya, que são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, que, de acordo com a Secretaria de Saúde, não têm casos registrados na cidade, mas deixa o setor de saúde em alerta.

A médica responsável pela Sesaps, Madalena Mattos Orempuller, disse que os Levantamentos de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizados na cidade no ano de 2015, apesar de satisfatórios para o Ministério da Saúde, ainda estão altos para o nível do município: “O primeiro foi no mês de março e registrou 1%, 0,9% em maio e 0,7% no mês de outubro. O próximo LIRAa será feito no mês de janeiro”.

Madalena ainda disse que foram 79 notificações de casos suspeitos, 49 casos descartados por laboratório e 27 casos confirmados na cidade, porém, 12 deles vieram de outros municípios e estados.

Em entrevista para o site da Prefeitura, a médica disse que o apoio da população é indispensável para a maior eficácia das estratégias de combate ao mosquito: “Quando os agentes de campo atuam nos bairros, geralmente encontram residências reincidentes. As pessoas sabem do risco, mas se descuidam. 80% dos focos estão dentro das casas. É também importante destacar os terrenos baldios, onde muita gente joga lixo, podendo criar mais focos. Com atitudes simples, nós podemos evitar a proliferação do mosquito”.

Populares receberam informações sobre as doenças durante a campanha
Populares receberam informações sobre as doenças durante a campanha

TEXTO/VAN: ANA LUIZA FONSECA

FOTOS: ANA LUIZA FONSECA

One thought to “Barbacena realiza campanha de conscientização contra a Dengue”

Deixe uma resposta