17092017-21844049_1546280002085580_1870140778_o

Barbacena sedia 1ª Copa de Futebol da Juventude Rural da Fetaemg

Jovens se aproximam dos movimentos sindicais por meio dos esportes

No dia 17 de setembro, o município de Barbacena recebeu a etapa regional da 1ª Copa de Futebol da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), que aconteceu no campo de futebol do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. É a primeira vez que o campeonato acontece no Estado de Minas Gerais.

Segundo a Diretora da Fetaemg, Marilene Faustino, a ideia da Copa surgiu há cerca de dois anos com a finalidade de aproximar os jovens do meio rural aos movimentos sindicais. “Hoje nós temos um trabalho de organização da juventude muito forte, porém nós sentimos a necessidade de chegar a mais jovens. Aqueles que estão nas comunidades e não participam do sindicato. E como nós sabemos que o futebol é uma paixão nacional e, pelas dificuldades que nós temos da prática de esportes no campo, o único esporte que nós conseguimos alcançar todas as comunidades é com o futebol”. A diretora ressaltou ainda a importância do incentivo à permanência dos jovens no campo. “Queremos construir com essa juventude o nosso debate que é pela sucessão rural, pelo o direito de permanecer no meio rural. Pautar cada vez mais as políticas públicas para garantir a permanência do jovem no campo. E o futebol está sendo utilizado como uma ferramenta de aproximação com esses jovens”, conclui Marilene Faustino.

O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Márcio José da Silva, destacou que a Copa marca o início de um novo sistema dentro do movimento sindical. “Que é não só ficar na questão da política sindical, da reivindicação dos direitos, mas também de trazer a juventude dentro daquilo que eles gostam de fazer para dentro do movimento sindical. É uma atitude que o movimento sindical já deveria ter tomado há muito tempo, que é ouvir os jovens e as jovens, quais sao as suas necessidades, o que eles gostam de fazer e como eles querem fazer o movimento”, finalizou Márcio José.

Edno Charles de Souza da comunidade de Sao José da Soledade, de Silveirânia-MG, jogou no time Sao José do Esporte Club e afirmou que “está sendo muito bom participar da copa, para ter uma coisa para unir e distrair a comunidade. Vale muito a pena se reunir com a turma”.

Valdeir Augusto de Oliveira, da comunidade de Padre Brito –  distrito de Barbacena-MG, jogou no time Barcelona e elogiou a organização do campeonato. “A organização está perfeita e está sendo uma honra para nós da família Barcelona participar. Está sendo ótimo”, concluiu.

A Copa possui as modalidades feminino e masculino. É dividida entre as etapas municipal, microrregional e estadual. Os critérios para participar é possuir entre 16 e 32 anos de idade, além de morar em zona rural.

Participaram da primeira fase os municípios de Barbacena, Cipotânea, Desterro do Melo e Silveirânia. A edição estadual tem previsão para acontecer entre os dias 29 de outubro e 17 de dezembro.

 

Texto/VAN: Rachel dos Santos
Foto/VAN: Rachel dos Santos

Deixe uma resposta