IMG_20170624_142251192_HDR

Brigada 1 reúne time de voluntários

O fogo não escolhe hora e nem lugar, são-joanenses tem se voluntariado para preservar o meio ambiente.

IMG_20170624_142251192_HDR

auxiliar no combate aos incêndios florestais em São João del-Rei e em demais locais da mesorregião do Campo das Vertentes e de toda  Minas Gerais, a ONG Brigada 1, com o auxílio dos bombeiros civis, capacita e instrui voluntários para atuarem em incidentes. A Brigada 1 existe em Belo Horizonte desde 2001, mas a sede em São João del-Rei só foi criada em 2012. Entre Julho e Setembro a ação dos brigadistas é mais requisitada, pois, com a chegada do inverno o clima seco torna as queimadas mais frequentes e de fácil alastramento. Devido ao baixo efetivo do Corpo de bombeiros, os voluntários auxiliam e fazem o trabalho para deter as queimadas. Segundo uma das instrutoras , essa parceria entre bombeiros civis e os brigadistas é mútua, e todos se beneficiam; principalmente o meio ambiente.

Atualmente em São João del-Rei, a Brigada 1 possui 20 voluntários que, de alguma forma, se sentem motivados a ajudarem na preservação e proteção do meio ambiente. Hélio César de Carvalho Junior, Gerente Administrativo e atual coordenador da ONG, se formou um brigadista em 2012 e foi um dos colaboradores para a criação da sede em São João del-Rei. “Sempre me preocupei com a questão ambiental e já fazia parte de um grupo de proteção à serra, o nosso grande problema era em relação aos incêndios”. Devido ao pouco treinamento e disponibilidade de equipamentos, Hélio reuniu amigos que tinham simpatia pela causa e organizou um curso ministrado pelos brigadistas de Belo Horizonte treinados pelo IEF-Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

Os meses de estiagem estão próximos e os brigadistas devem se preparar para atender ao chamado a qualquer hora. No ano de 2016 houve um significativo aumento na porcentagem de áreas queimadas por incêndios em Minas Gerais, além disso, devido a maior parte do estado ser coberta por cerrado, uma vegetação não tão úmida, os incêndios naturais causados por raios, são mais frequentes. Todavia, a maioria dos incêndios é causada por negligência ou imprudência da população, algo que atenta para a questão da conscientização.

A bombeira civil Lucilene Floriano que se formou há pouco tempo na profissão, apesar de já atuar na área há alguns anos, disse ser a conscientização, fator mais preocupante que o próprio fogo. “A meu ver o maior desafio é a conscientização, pois o bombeiro atua onde a prevenção falha. Por mais que façamos a conscientização na comunidade, nas escolas , nas ruas , sempre alguém provoca um incêndio , coloca fogo onde não deve”.

Entre Junho e Julho abrem as inscrições para o voluntariado, são disponibilizadas 25 vagas e a taxa é de R$ 70,00, é necessário que o participante tenha mais de 18 anos e uma boa saúde física e mental.  Matheus Gonçalves Duarte (20), fotógrafo e produtor de eventos, é voluntário e teve a influência do tio que, também, é voluntário.  “Todo mundo precisa ajudar o próximo e o meio ambiente, é uma causa em prol de todos”. Matheus conta que para ser brigadista é preciso realmente gostar e ter consciência dos riscos enfrentados. “Não é simplesmente dizer que quer ser brigadista, você pode sofrer um acidente ou até morrer”, enfatiza.

O jovem ressalta a importância de se voluntariar, de agir pensando no bem do outro, seja ele uma pessoa, ou no caso, o meio ambiente. Além disso, relata que alguns os vêem de forma negativa , como pessoas “atoas”. Sendo que, o voluntário assume uma responsabilidade ,compromisso em prol de algo maior que ele, mesmo que seja necessário seu tempo e que não traga benefícios financeiros.

Treinamento

Os novos voluntários recebem treinamento e palestras em 2 finais de semana, em Junho nos dias 24 e 25, em Julho nos dias 01 e 02. O Campus CSA é onde ocorre a primeira etapa do treinamento, os voluntários Rômulo Reis Pereira (Ouro Preto) e Jefferson Alves (Matheusleme) são os responsáveis por ministrarem as oficinas. A segunda etapa ocorre na Serra do Lenheiro usada pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei.

Texto/Van: Júlia Ribeiro, Leonardo Emerson

IMG_20170624_161902658

Deixe uma resposta