pexels-photo-272980

Cadastramento escolar agora é on line

Inscrições terminam nesta sexta-feira

As inscrições da matrícula escolar para o ano de 2018 foram abertas na última segunda-feira (12) e vão até sexta (23). O cadastramento escolar deste ano tem uma novidade: Pela primeira vez, todo processo é realizado on line e vale para todas as escolas da rede pública. Os pais ou responsáveis que querem garantir a vaga de seus filhos no ensino fundamental em 2018 e, também, os  jovens que desejam retornar aos estudos devem fazer a inscrição pelo site www.educacao.mg.gov.br. A matrícula obedecerá, prioritariamente, o zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.

Pela primeira vez, o cadastramento será realizado totalmente de forma eletrônica. A inscrição é gratuita e o candidato deverá acessar o site para preencher o formulário eletrônico disponibilizado. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que 160 mil crianças e jovens sejam cadastrados.

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental.

Verônica Aparecida Gonçalves, supervisora da DIVAE (Divisão de Atendimento Escolar) da superintendência de ensino responsável pelo cadastro em São João del-Rei, relata que a “inscrição on line é uma ação do estado de minas e, a partir deste ano, o processo é todo via internet. O sistema é de fácil acesso. A pessoa consegue acessar pelo próprio celular e lá tem o link para  se inscrever e, para as pessoas que não tem acesso à internet, é só procurar a secretaria de educação cada município.”

Ela ainda explica que “aqui, em São João del-Rei, não temos problemas quanto à vagas e sim quanto à preferência. Antigamente quando a inscrição era manual as pessoas podiam escolher em qual escola iriam cadastrar seus filhos e agora, com o sistema on line, não tem mais isso, ele é direcionado. A escola do zoneamento que é, na verdade, o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a constituição, é o que vai dificultar e teremos que trabalhar essas preferências.”

Ana Paula Fonseca já fez a inscrição do filho e aprovou o novo método de cadastro. “O site é simples e consegui fazer a inscrição do meu filho bem rápido, agora é só aguardar a data para levar os documentos na escola e comprar os materiais”.  Segundo ela, a distribuição dos estudantes por zoneamento é melhor porque quando o aluno mora perto de onde estuda, há mais motivação para ir à aula e menor tempo para chegar até a escola.

Já a senhora Maria das Graças, de 56 anos ao saber da notícia disse: “Eu vou pedir minha filha para fazer a inscrição, não sei muito mexer em computador, melhor do que eu ter que ir até a secretaria para fazer a matrícula”.

Para a realização da matrícula, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

– 1 cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;

– 1 cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade,

– Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA

A estratégia de promover o cadastramento de alunos para o próximo ano letivo proporciona ao Governo do Estado de Minas Gerais uma previsão da demanda escolar. A possibilidade de estimar o número de estudantes que vão estar matriculados  na rede pública deixa fácil para os governos estabelecerem o quanto vão gastar durante o ano. Esse tipo de planejamento é importante principalmente para evitar desperdícios financeiros, ainda mais em um momento de crise econômica e política no país.

Texto/VAN: Lucas Teixeira. Tatiana Silva

Deixe uma resposta