Cadastramento escolar

Cadastramento escolar infantil garante vagas na rede municipal de ensino

Com maior firmeza nas políticas de educação, o deslocamento das crianças é priorizado

 

O prazo para o cadastramento escolar, de crianças com 4 e 5 anos de idade, na rede pública municipal de ensino, tem como maior objetivo possibilitar que elas estudem perto de casa. Com início na segunda (21), o prazo encerra nesta quinta (31). Pais ou responsáveis devem se dirigir às escolas de educação infantil ou à municipais que tenham as séries iniciais para efetuar o cadastro.

 

São João del-Rei tem vinte e cinco escolas municipais espalhadas pela cidade, em média duas por bairro. O cadastramento escolar permite a realização do zoneamento das crianças e possibilita que elas estudem na unidade de ensino mais perto de casa. Assim que o cadastramento terminar, será reunida uma comissão com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Educação, os pais e a Secretaria da Educação, a fim de retificar qualquer problema antes que as listagens sejam mandadas às escolas.

 

A diretora de ação pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Virgínia Maria da Silva, explicou que o cadastramento não é a matrícula, apenas uma forma de assegurá-la. Ela complementa que os prazos serão respeitados e que provavelmente não haverá prorrogação. A distribuição de professores para 2018 também será feita, então é necessário que haja um certo número de crianças cadastradas.

 

São necessários o cartão de vacinação, um comprovante de residência – de preferência conta de luz – e a certidão de nascimento para a efetuação do cadastro. A manicure e pedicure Renata Patrícia Venâncio fez o cadastramento para seu filho. “Fui informada pela direção da escola sobre o cadastramento e tive sim dificuldades, até porque o processo estava congestionado e eu não conseguia fazer. Mas, também, entendo o lado da secretaria da educação, porém depois eu fiz o cadastro”, conta.

 

Vanessa Reis Martins, diretora da escola infantil Pingo de Gente, explica que muitas pessoas perdem o cadastramento e realizam a matrícula apenas no início do ano letivo, pois não sabem da sua existência. “Tivemos uma reunião com a Virginia e a divulgação seria por conta da Secretaria de Educação, mas mesmo assim, também fizemos uma imagem no Facebook da escola divulgando o cadastramento.”

 

TEXTO/VAN: Júlia Ribeiro e Leonardo Emerson

FOTO/VAN: Divulgação

Deixe uma resposta