IMG_2197

Campanha para instalação de Museu Municipal mobiliza população

Na próxima quinta-feira, 18, às 19h, será votado na Câmara Municipal de Vereadores de Conceição da Barra de Minas, o Projeto de Lei nº 24, de 08 de maio de 2017. Encaminhado pela atual administração, o projeto visa a instalação de um museu no município a fim de manter viva a cultura e a história da cidade. O projeto foi elaborado tendo em vista que o município necessita de um local que valorize os costumes e tradições da identidade local. O espaço público também poderá ser utilizado pelas escolas como fonte de pesquisa e aprendizado, além de impulsionar o fluxo turístico na cidade.  

A campanha “Minha Cidade Merece Um Museu” ganhou força nas redes sociais, onde os internautas pedem aos vereadores que votem a favor do Projeto de Lei do Museu Municipal. As mobilizações começaram porque no ano de 2016 esse mesmo projeto foi encaminhado pelo executivo, mas foi rejeitado por unanimidade entre os vereadores.

Movimentos culturais como o grupo de Congada e Folia de Reis e grupos sociais do município já manifestaram apoio a Campanha. A Jornalista concepcionense, Tawane Cruz, manifestou em seu blog apoio à instalação do Museu Municipal. “Seria também a forma definitiva de resguardar o nosso acervo que conta com documentos históricos, imagens sacras, objetos valiosos, além da história que vem sendo criada há mais de três séculos”, publicou.

Outras entidades também apoiam a causa, é o caso das Escolas Municipal e Estadual, onde alguns professores e estudantes já manifestaram a favor da causa. Após a campanha viralizar nas redes sociais, conterrâneos e pessoas que residem em outras cidades também começaram a se mobilizar.

O Engenheiro Civil, Eduardo Ávila enviou uma carta de apoio ao município.  Eduardo, que reside atualmente em Belo Horizonte, pede que os vereadores reflitam sobre o futuro de Conceição da Barra de Minas. “Negar, deixar de lado ou ignorar a história concepcionense é desprezar tudo o que já foi feito pelos nossos antepassados em prol da cidade. É não ter a oportunidade de reconhecer os acertos e perpetuá-los para a melhoria da cidade e do futuro do povo”, escreveu.

O Prefeito Municipal, Altair Alvim, explica que a instalação do museu é relevante para a elevação cultural do município, segundo o Prefeito, um museu eleva a cultura de uma comunidade e valoriza o registro de sua origem, a fim de que a história não se perca ao longo do tempo.   “Entendo que não podemos e nem devemos admitir que o nosso município permaneça dentre os poucos que não valorizam sua história, não registrando a forma e condições de vida de nossos antepassados, suas dificuldades, suas alegrias, suas perdas e suas conquistas”, disse.

A votação na Câmara será no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional do Museu. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Filipe Ávila, enfatiza a importância da obra para o município. “Nosso município tem a chance de dar um passo importante na sua história ao estabelecer um local para preservação da memória coletiva”, explicou.

Texto/ VAN: Sabrina Kelly

Foto:  Sabrina Kelly

Deixe uma resposta