Campeonato de Base começa neste fim de semana

O Campeonato de Futebol de Base de São João del-Rei terá início no dia 11 de abril, com término previsto para o mês de setembro. Serão quatro categorias: pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, e os clubes deverão se inscrever em pelo menos duas categorias. O evento é uma realização da Prefeitura, que será responsável pelo transporte, arbitragem e alimentação. O subsecretário de Esporte e Lazer “Neném” afirma que a inciativa busca “dar valor à tradição” do esporte na cidade.

Os jogos serão aos sábados e domingos, durante a tarde. A proposta é de que não sejam meras partidas de futebol, mas que “exerçam um papel de socialização”, como lembra Gilberto Goleiro, ex-participante da competição, além de ex-jogador profissional e atual treinador do Social Futebol Clube. Ele acrescenta que é “muito importante essa interação dos meninos através da disputa do campeonato, pois a garotada são joanense tem a oportunidade de sair dos seus bairros e interagir com meninos de bairros diferentes. Isso proporciona uma interatividade que não seria vista se não houvesse a competição”.

Atacante do infantil do Social, Augusto conta que espera muito desse campeonato e que em setembro possam sagrar-se campeões. O torneio é encarado como uma copa do mundo, devido à história da competição, da qual participaram muitas gerações de famílias são joanenses.

O campeonato já revelou também vários jogadores reconhecidos atualmente, como Tiago Galhardo (Boa Esporte), Gilberto (ex-America-MG e Cruzeiro), André Luiz (com passagens pelo Palmeiras, Nancy da França), entre outros.

Texto: VAN/ Rafael Silveira
Foto: Willian Carvalho

Deixe uma resposta