19598941_2007497742819162_4358207964158506223_n

Conceição da Barra de Minas recebe Sanfoneiros no fim de semana

Evento acontece há quatros anos em Conceição da Barra de Minas.

 

No próximo fim de semana, o município de Conceição da Barra de Minas realiza o 4º Encontro de Sanfoneiros. O evento anual acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Alto do Santa Cruz e recebe sanfoneiros da região e do município, durante a noite de sábado. São esperados, aproximadamente, 25 sanfoneiros que se apresentam no palco da festa, a partir das 20h.

O vice-prefeito Fernando Palumbo explica que a festa surgiu a partir de um pedido dos próprios moradores que sentiam a necessidade de realizar um evento no próprio bairro. Segundo Fernando, é importante preservar a cultura local. “A festa ganhou muita visibilidade devido a forte tradição da sanfona no município. Temos várias pessoas de Conceição da Barra de Minas que tocam o instrumento, além de outros grupos culturais que utilizam a sanfona nas apresentações”, afirmou.

Um dos moradores do Alto do Santa Cruz e apoiador do evento, Helvécio de Carvalho, diz que é importante que o bairro tenha um evento no qual se identifique. “Os moradores gostam e apoiam o evento. Espero que este ano a festa ocorra da melhor forma possível e receba muitos visitantes”.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Filipe Ávila, enfatiza as movimentações voluntárias do município que tem crescido ao longo dos anos. “Talvez deve-se ao fato de estarmos fazendo um trabalho em que a população está efetivamente se sentindo parte disso tudo. Se antes ouvíamos da população que o município era escasso de eventos, hoje a realidade é outra, estamos recebendo muitos elogios da população”.  

Segundo Filipe Ávila, o evento é um momento de confraternização e alegria para a população.  “A sanfona faz parte da cultura interiorana mineira em vários sentidos, folia de reis, congado, etc. Além de incentivarmos o modo de tocar o instrumento, conseguimos proporcionar boas lembranças com canções que fizeram e fazem parte da nossa história”.

Cartaz 4 Encontro de Sanfoneiros 2017 (3)

 

Além das apresentações dos sanfoneiros, a festa conta com shows nos dois dias de evento, cortejo do grupo de Congada Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do Alto do Santa Cruz e a participação da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição.   

TEXTO/VAN: Sabrina Kelly

FOTO/VAN: Sabrina Kelly

Deixe uma resposta