FOTO: FACEBOOK APD-PROJETO DOCE VIDA

Conheça a APD, associação que apoia portadores de diabetes em SJDR

Associação de Portadores de Diabetes visa conscientizar os portadores através da educação alimentar

FOTO: FACEBOOK APD-PROJETO DOCE VIDA
FOTO: FACEBOOK APD-PROJETO DOCE VIDA

Caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, a diabetes é uma doença que afeta o metabolismo, podendo surgir em qualquer fase da vida. No Brasil, essa doença já atinge cerca de nove milhões de pessoas que podem se tratar gratuitamente através de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Em São João del- Rei, além da distribuição gratuita de medicamentos, a cidade também possui uma Associação de Portadores de Diabetes – a APD, que foi criada nos anos 90, foi desativada e retornou em 2000 com uma parceria do Projeto Doce Vida. O presidente da Associação, Marcus Vieira, informa que a entidade funciona sem fins lucrativos e tem o objetivo de conscientizar os portadores de diabetes a respeito da doença:

“O lema que usamos é que ‘não trabalhamos com dieta e sim com educação nutricional’, porque dieta é uma coisa chata e com restrição. Então, a ideia é um programa de acompanhamento com as pessoas na reeducação alimentar”, explica.

Atualmente, a APD atende cerca de 200 associados e, além dos trabalhos de nutrição, conta com o apoio dos profissionais dos PSFs, médicos, enfermeiras e podólogas. A aluna do curso de Psicologia da UFSJ e estagiária da Associação, Aline Marques Leite, ressalta que os encontros funcionam como um espaço de afetividade e de troca de experiências:

Esse ambiente é muito importante para o associado, pois é possível perceber que, por meio dos encontros e do convívio entre eles, há construção de conhecimento, criação de estratégias de enfrentamento da doença, e principalmente o desenvolvimento da autonomia dos associados, que implica em um maior cuidado para evitar as complicações”.

Lançamento de livro

A partir das discussões nas reuniões, o grupo criou um livro com receitas diet/light para serem compartilhadas, que já está em fase final de impressão e será lançado neste mês. Marcus informa que todas as receitas são de baixo custo e que “foram sendo trazidas pelos associados com objetivo de fazer do livro um programa educativo”.

Aline ainda completa que o livro vem mostrar para a população de São João del-Rei que é possível ter uma alimentação normal, sem acarretar um aumento no custo dos alimentos e nem um agravamento na doença:

“Esperamos que, após a distribuição, a pessoa que adquiriu o livro experimente fazer alguma receita e compartilhe a sua experiência com a associação e também com outras pessoas que também tem interesse em adquiri-lo”, conta.

Dentre as receitas, o livro apresentará opções de salgados, doces, massas e bebidas. A ideia é que metade das impressões seja distribuída gratuitamente para os associados e a outra vendida a preços acessíveis.

As reuniões da APD ocorrem todas as segundas- feiras, sempre às 19h. Para se associar, é necessário que as pessoas levem até a APD um documento de identificação e uma receita médica comprovando ser portador da doença. O presidente ainda explica que é cobrada uma taxa mensal de R$3,00 para a manutenção do local, “se a pessoa tiver dificuldade de fazer os pagamentos, ela não precisa de deixar de nos procurar por causa disso. Ela não vai deixar de ser atendida”, explica.  A Associação está localizada na Rua Alfredo Luiz Raton, número 22, no centro de São João del- Rei. Confira a página no Facebook da APD clicando aqui.

TEXTO/VAN: AMANDA RODRIGUES

FOTO:  FACEBOOK – APD/PROJETO DOCE VIDA

2 comentários em “Conheça a APD, associação que apoia portadores de diabetes em SJDR

  1. Olá bom dia! Meu nome é Waleska, descobri recentemente que minha filha Isadora de 12 anos é portadora do diabetes mellitus. Moramos em Lavras e gostaria de saber se há alguma associação ou entidade para diabéticos aqui. Obrigada.

    1. Bom dia, Waleska! Pessoalmente não conhecemos. Mas, em pesquisa, encontrei o seguinte endereço de uma Associação dos Portadores de Diabete de Lavras: Rua Doutor Paulo de Oliveira Lima, número 206 D, bairro Vila Vera Cruz. Se conseguirmos mais informações, entramos em contato. Para qualquer dúvida, mande-nos um e-mail para vanufsj@gmail.com. Atenciosamente, Vanessa Vicente/Assessora de Imprensa – VAN

Deixe uma resposta