Conselho Tutelar de Oliveira faz palestras nas escolas do município

Vem aí o carnaval! O período é de agitação, mas exige cuidados especiais para quem vai curtir a folia com a criançada. Por este motivo, o Conselho Tutelar, como um dos co-responsáveis pela garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, promoveu uma série de palestras no município de Oliveira. A conselheira tutelar Virgínia Bicalho explica que as palestras são realizadas em “escolas, principalmente na zona rural e nos distritos, a respeito da prevenção no carnaval. Esperamos que, através da orientação dada às crianças e adolescentes, façamos um carnaval com mais qualidade e menos problemas”.

Na última sexta-feira (21), a Escola Estadual São João Batista – de Morro do Ferro – sediou a palestra “Prevenção de atos infracionários – Carnaval 2014”. O evento, que teve como público-alvo  crianças e adolescentes, teve como objetivo evidenciar os cuidados a serem tomados durante os dias de carnaval.

O cabo Conrado, da Polícia Militar da fração de Morro do Ferro, orienta ainda os pais sobre os cuidados que devem ter com os filhos nos dias do carnaval. “Em relação ao carnaval, a orientação para repassar aos pais são, primeiramente a identificação das crianças, caso forem sair com os pais. Os mesmos devem colocar uma pulseira com nome e telefone de contato, ou cartão pendurado no pescoço, com as informações para localizar a criança.”

Conrado enfatiza ainda que os pais devem evitar que seus filhos fiquem perto de tumultos, e que os jovens menores de idade não façam uso de bebidas alcoólicas. Segundo ele, “a polícia militar estará empenhada não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil no policiamento, resguardando a integridade física da população”, salienta o cabo. 

Antônio Freitas, diretor da Escola Estadual de Morro do Ferro, valoriza ações e parcerias entre entidades e as escolas. “Pela primeira vez nesse tempo pelo qual tenho dirigido a escola, acontece uma pareceria com prefeitura municipal, corpo de bombeiros, polícia militar e, principalmente, o conselho tutelar, com a intenção de alertar nossas crianças e adolescentes com relação ao perigo do carnaval em situações diversas que possam acontecer”, ressalta.

Na opinião do diretor, as folias são importantes, mas precisam acontecer de forma segura, em parceria com politicas públicas de segurança. “O carnaval em si é uma festa popular e de alegria mas é preciso ter cuidado. A realização dessa palestra em nossa escola foi muito válida e proveitosa, pois esclareceu muitas dúvidas”, ressaltou Freitas.

VAN/Marcus Santiago
Foto: Marcus Santiago

Deixe uma resposta