Dia da padroeira é comemorado em São João del-Rei

No dia 12 de outubro celebrou-se o dia de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese de São João del-Rei. A novena teve início no dia 3 de outubro até o dia 11 de outubro com o tema “Nossa Senhora do Pilar, modelo de fé obediente” e o lema “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe for dito da parte do Senhor será cumprido”.

No dia 12 a solenidade teve início na matriz de Nossa Senhora do Pilar começou às 7 horas da manhã com a Santa Missa e a Liturgia das Horas, às 9h 30 min teve a Santa Missa, às 15h 30min houve a Santa Missa para as crianças, às 17h 30min aconteceu a Vésperas Solenes de Nossa Senhora, às 18 horas teve início a Santa Missa em seguida teve a procissão, que foi encerrada  com  Bênção do Santíssimo Sacramento.

Para o Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart celebrar o dia de Nossa Senhora do Pilar como Padroeira da diocese é emocionante. “Sabendo que Nossa Senhora é quem abre os caminhos, nossa missão é árdua, o trabalho de evangelização não é brincadeira em nosso contexto de hoje, em nossa realidade”, declara o Bispo.

“São João del Rei nasceu em torno da fé em Nossa Senhora do Pilar. No final do século XVII, quando os bandeirantes vieram aqui nessa região é coordenados por Tomé Portes del Rei, eles viam de Taubaté. Traziam consigo uma pequenina imagem da Virgem do Pilar esta imagem é conservada até hoje aqui no interior da nossa catedral. Então o povoamento de São João del Rei surgiu em torno dessa devoção”, conta Padre Geraldo Magela- Pároco da paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Padre Geraldo, acha muito bonito poder celebrar a fé dos religiosos, “como é bonito a experiências das pessoas tem da presença da virgem Maria na vida delas. Nós aprendemos com o povo essa fé tão simples, mas tão verdadeira e tão sincera esta confiança na vigem Maria”.

São João del-Rei é conhecida como a cidade “onde os sinos falam”. Para o sineiro Michel Geraldo de Arcanjo, 35, cada festa tem o seu toque de sino “Há 15 anos ajudo a tocar os sinos e me sinto emocionado em tocar nas principais festa da cidade”, declara.

VAN/Willian Carvalho, Fernanda Rezende

Foto: Willian Carvalho

Deixe uma resposta