Dia dos Pais: mercado aposta no setor de tecnologias

As expectativas de vendas do comércio para a data comemorativa do Dia dos Pais subiu 30%, em relação a 2012. Promoções são usadas para atrair os clientes, bem como estratégias, tais como abastecer fortemente a linha de tecnologia, da qual fazem parte os produtos mais procurados para presentear os pais. 

“Fizemos um jornal da loja direcionado para o dia dos pais e também elaboramos um marketing de relacionamento com a mala direta, que foi distribuída para os nossos clientes propensos a fazer compras para os pais no setor de tecnologia”, afirma o gerente de vendas Luís Carlos. Segundo ele, “a ação forte desse fim de semana será a Top 5, na qual serão divulgados, sobretudo, produtos dessa linha de tecnologia”. 

“A gente tenta fazer um Dia dos Pais como se fosse um Dia das Mães”, opina Ângelo da Silva, gerente de uma loja de São João del-Rei. Ele declara que “a linha de tablets, aparelhos celulares, barbeadores e a linha de áudio, como blu-ray, DVD e as TVs de última geração – que são em 3D agora – são o nosso foco principal, pois aparelhos celulares e produtos de informática são mais procurados”.

Ultimamente as compras virtuais se tornaram tendência pois, além de gerarem  variação nos perfis dos consumidores, fazem com que a empresa invista mais em estratégias para atender a essa nova demanda. “Temos uma ‘concorrência’ com o próprio site, que possibilita as compras virtuais, muito procuradas pelos clientes denominados ‘público A’. Em rede, a loja fatura até mais do que com a loja física. Em São João del-Rei, que é uma cidade do interior, na loja física a gente consegue buscar mais os ‘públicos B e C’”, revela.

Luís Carlos, que também trabalha em uma loja da cidade, ressalta que “os próprios pais têm se presenteado, principalmente na linha de televisores em 3D e Smart TV. O público-alvo tem, em geral, de 20 a 35 anos, com tendência para as compras no setor de tecnologia, ou seja, notebooks, celulares e televisores de última geração, que também atendem ao público que gosta de ter um lazer mais diferenciado”.  

Entretanto, o ato de presentear nessa data é somente uma das muitas formas de comemorar e demonstrar o carinho pelos pais. Alguns buscam marcar esse dia de forma mais singular, como no caso de Zilvan Lima, 24 anos. O estudante de teatro afirma que, “no Dia dos Pais, eu e meu irmão temos uma brincadeira de escrever alguns poemas para o meu pai e também deixar tocando, durante o dia, algumas músicas que ele gosta. Mas nunca falta um presente para ele nesse dia”. 

Wellinton de Carvalho Ávila, 62 anos, é aposentado e servidor público. Ele declara: “eu tenho duas filhas, uma com 30 e outra com 23 anos. Apesar de não fazer questão de presentes, elas sempre me dão uma camisa, uma bermuda, um chocolate, algo para demonstrar o carinho e, geralmente, nós saímos para comemorar”. 

VAN / Marina Ratton
Foto: Marina Ratton

2 thoughts to “Dia dos Pais: mercado aposta no setor de tecnologias”

Deixe uma resposta