cc345b6f-d529-4744-ac72-995ee7a32a23

Doadores de sangue podem fazer agendamento online

Através do aplicativo para smartphone MG App, é possível escolher data e horário.

No último dia 16, foi lançado, pelo Governo do Estado de Minas Gerais,  uma nova forma de agendamento para as pessoas que desejam doar sangue. O aplicativo para smartphone MG App oferece uma plataforma aos doadores que possibilita que os mesmo escolham a data e o horário  para o comparecimento a unidade coletora. O aplicativo tem como finalidade facilitar o acesso ao agendamento e aumentar o número de doadores que diminui, principalmente, durante o inverno.

Elizabeth José dos Santos, funcionária do Hemominas do município, complementa sobre a importância desse aplicativo. “A grande facilidade é que a pessoa baixa o aplicativo e pode agendar a doação de qualquer lugar, é mais um canal de atendimento ao cidadão”.

Para acessar o aplicativo a pessoa entra no MG App e, em seguida, direciona para o menu no canto superior esquerdo (três listras horizontais). A seguir, marque a opção “Agendamento de Serviços” e, então, pressione “Agendar Serviços”. Na nova lista de opções, procure por “Doação de sangue” e selecione. O próximo passo é definir o município, clicar em “avançar” e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.

Antonio Grinaldo da Silva, doador há mais de 15 anos, ao saber da novidade, fez o processo de baixar o aplicativo e agendar sua próxima doação “O processo é muito fácil, achei mais rápido e  prático do que por telefone 155, que demanda mais tempo para concretizar o agendamento”.

A doação de sangue é um ato de solidariedade essencial para salvar vidas, pois cada bolsa coletada pode salvar até 4 pessoas. A  técnica de enfermagem Lourdes Lucas Daniel,  da Unidade Básica de Saúde das Fábricas, ressalta a importância da divulgação desse aplicativo. “Achei interessante, pois existem várias pessoas que são voluntárias, que têm boa vontade, mas não tem disponibilidade de horário, como é o caso do meu marido que conseguiu agendar a doação pelo aplicativo”.

Lembrando que, para fazer a doação, a pessoa precisa ter idade entre 16 e 68 anos e estar em boas condições de saúde. Os menores devem ir ao Hemominas acompanhados pelo responsável. A Pessoa deve pesar no mínimo 50kg, estar descansado no dia da doação (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), ter  alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação.

O doador deve se apresentar no centro munido de documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O MG App também disponibiliza vários outros serviços, como  Cemig, Copasa, Detran-MG, Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Civil e agendamento de atendimento nas UAIs.

Texto/VAN: Tatiana Silva e Clara Mattoso

 

Deixe uma resposta