Skip to main content

Encontro de Carros de Boi resgata cultura local

Neste domingo (09) foi realizado o 3º Encontro de Carros de Boi de Conceição da Barra de Minas (MG), promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com os carreiros locais. Segundo o Secretário de Cultura Giovani Nery, “celebrar essa festa é de grande importância para o município, para remontar a nossa história. É uma forma de reviver nosso passado”.
Estiveram presentes 26 carreiros, homens e mulheres de várias cidades da região, dentre elas Lavras, Rio das Mortes, São João del Rei e São Sebastião da Vitória. Os carros se concentraram na Praça do Rosário, e os moradores puderam ver de perto os animais e também andar nos carros. Logo após, fizeram um desfile pela cidade e pararam em frente à Igreja da Matriz, centro da cidade, onde foi realizada uma missa campal. 
Sebastião Nilson de Carvalho é carreiro desde seus 25 anos e foi um dos responsáveis pelo evento. Ele conta: “Eu divulguei em várias cidades, junto com a Prefeitura e o Padre Saulo, que dá muito apoio. Minha paixão é lidar com carro de boi e ficar no meio dos carreiros”. Além de convidar os amigos de outras cidades, ele também recebeu os visitantes em sua casa. 
O prefeito Altair Alvim também prestigiou o evento e reconheceu o papel de encontros como esses para a cidade. “O homem precisa se situar no espaço. Precisamos saber de onde viemos e para onde estamos caminhando”, afirma o prefeito. O Pe. Saulo José Alves completa ainda que a festa não apenas atrai os fieis, mas também fortalece o vínculo dos moradores da comunidade rural. 
Segundo o vice-prefeito Fernando Lellis Palumbo, a festa foi realizada pelo terceiro ano consecutivo e tende a crescer cada vez mais, atraindo turistas de diversas localidades. Ele declara que, apesar da popularidade, o objetivo do evento é principalmente fortalecer o laço cultural que a cidade secular tem com seu passado.
O 3º Encontro de Carros de Boi de Conceição da Barra de Minas foi finalizado com shows após a missa, animando o fim de domingo
VAN/Tawane Cruz
Foto: Tawane Cruz

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: