Exposição do Grupo Arte Vision comemora o aniversário da EPCAr, em Barbacena

      Aconteceu em Barbacena, entre os dias 14 e 21 de maio, a Exposição de arte do Grupo Arte Vision em comemoração ao 63° aniversário da EPCAr ( Escola Preparatória de Cadetes do Ar). Foram exibidos os trabalhos de nove artistas, sendo eles Xico Santeiro, Eloísa Mábili, Maristela Guedes, Sávio, João Bosco Alves, Ricardo Oliveira, Maria José, José Roberto e Adriano Arcanjo.

     Segundo Xico Santeiro, artista e um dos fundadores do Grupo Arte Vision, a ideia da formação e consequente exposição do grupo começou em uma conversa entre amigos sobre arte. Xico sugeriu a criação e Sávio, também artista, apoiou. Já havia um grupo denominado “Doidos por Arte” em Barbacena, do qual Xico fazia parte, mas posteriormente o mesmo saiu e outros artistas também. Tal fato justificou a criação de um novo grupo, que completa apenas um mês. Xico explica ainda que foram realizadas duas reuniões até o momento, uma para a formação do grupo, contatos com os artistas e outra para definição do nome e efetivação do mesmo.
      Para Xico, o tratamento dado às atividades culturais em Barbacena deixa a desejar. Segundo o artista, não há uma galeria de arte para comportar uma certa quantidade de trabalhos e promover exposições, mostrando que eventos como este podem auxiliar de certa forma na divulgação dos artistas barbacenenses, que necessita de uma forte melhoria.
      Eloísa Mábili, artista plástica e também fundadora, explica que com a criação do grupo tem-se o objetivo de ampliação de novos projetos envolvendo arte e há possibilidades de novas oportunidades para as pessoas que têm talento, mas que estão desvalorizadas ou escondidas na sociedade, daí a necessidade de uma divulgação mais ampla. A artista argumenta ainda que eventos como a Exposição podem incentivar pessoas que tem seus projetos em andamento e ainda promover a cultura “que faz parte da gente e precisa ser valorizada”. Segundo Eloísa, Barbacena tem valores que precisam ser descobertos.
      Para João Bosco Gomes, visitante da Exposição, o evento é importante para que as pessoas possam adquirir experiências com a arte, que são fundamentais. De acordo com ele, iniciativas como esta devem ser incentivadas para estimular a criatividade nas pessoas, e até mesmo para criarem objetivos de vida. João ressalta ainda que os quadros expostos foram bem pintados e um deles lhe chamou a atenção por representar uma figura importante para Barbacena, Isabelinha, que para o mesmo foi exemplo de sabedoria e cultura. Isabelinha foi uma senhora que tornou-se conhecida na cidade por sua simplicidade.

      Reportagem e foto: Bruna de Faria.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Deixe uma resposta