Exposição ‘Individuação’ traz reflexão sobre o indivíduo

Na última segunda feira, 15, iniciaram-se as programações da primeira semana do Inverno Cultural de São João del-Rei. Dentre as diversas atrações, foi aberta a exposição ‘Individuação’, que conta com a participação de fotógrafos profissionais e alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
A exposição ‘Individuação’ tem como proposta a “contemplação de uma reflexão acerca do processo de diferenciação do indivíduo em um mundo massificado, através de registros fotográficos”, que foram produzidos nas quatro cidades que possuem campi da UFSJ – Ouro Branco, Divinópolis, Sete Lagoas e São João del-Rei.
A exposição abre espaço para que os alunos do curso de Comunicação Social exponham seus trabalhos, não somente para a comunidade de São João del-Rei, como também para outras cidades com polos da UFSJ, já que a exposição  é apresentada nas quatro localidades de forma simultânea.
A iniciativa para a criação de uma exposição partiu dos próprios alunos, segundo Kátia Lombardi, que faz parte da equipe de coordenadores do projeto. “Eles já haviam participado do Inverno Cultural no ano passado e, nesse ano, entraram com um edital e tiveram a proposta apresentada por eles aceita”, afirma a coordenadora.
A exposição já vem sendo organizada há mais de quatro meses, de acordo com o estudante André Neves, 25, um dos organizadores e expositores. “Tem uns quatro meses desde que começamos a pensar. Na verdade, como já tínhamos feito uma exposição no Inverno do ano passado, logo depois já começamos a pensar na próxima”, declara.
O resultado desse intercâmbio de ideias e mobilidade deu forma a uma exposição, que foi bem recebida pelo público, como confirmou o visitante Lucas Machado. “A exposição está muito interessante, tem muitas fotos de amigos meus aqui hoje”, conta.
A exposição permanece até o dia 27 de julho, na estação Ferroviária Centro-Atlântica. Horário de funcionamento: quartas-feiras (13h às 17h); quintas, sextas e sábados (9h às 12h e 13h às 17h); domingo (9h às 12h). Os artistas participantes são: Ana Clara Silva, André Neves Pinheiro de Azevedo, Carol Argamim Gouvêa, Cecília Santos, Diego Sá, Eder Nunes Saldanha, Íris Marinelli, Kleyton Guilherme, Ruzza Lage e Thiago Morandi.
VAN/ Lucas Porfirio; Sarah Evelyn

Deixe uma resposta