Festival de Inverno da UFSJ movimenta a cultura da região

Entre os dias 19 de Julho e 03 de Agosto, São João del-Rei vai sediar a 27ª edição do Inverno Cultural, promovido pela Universidade Federal de São João del Rei. Apresentações e espetáculos diversos vão ser realizados em dez cidades mineiras, além de oficinas, lançamentos literários e exposições culturais, que preenchem o guia de eventos do festival.

Mergulhados na temática “Futebol, dos pés à cabeça”, mais uma vez a instituição venceu o desafio de integrar o tema em todas as áreas em que o projeto abrange:  arte-educação, artes plásticas, artes visuais, artes cênicas, especiais, literatura e música.

Telma Resende é coordenadora adjunta do Inverno Cultural e conta que a temática foi um consenso entre os coordenadores. “Chegamos ao consenso do futebol, com a tentativa de trabalhar todos os aspectos desse esporte. Apresentaremos o futebol tanto para os amantes e para quem não gosta, além da questão acadêmica”, completa Resende.

Euclides Couto leciona sociologia na UFSJ, além de estudar o futebol no âmbito das ciências sociais. Segundo ele, “o campo deação do futebol é amplo e imensurável. Hoje já é um tema de primeira grandeza, que já se torna alvo de grandes pesquisas e estudos. E nada melhor do que o festival trazer essas discussões para a sociedade”. Couto afirma  ainda que o futebol faz com que a sociedade se exalte com o sentimento de patriotismo e é principalmente durante um grande evento futebolístico como a Copa do Mundo, que o brasileiro expõe o seu amor ao país.

Nesta edição, grandes nomes da música nacional vão se apresentar. Gilberto Gil, 14 Bis, Arnaldo Antunes, Raimundos e Tiê são alguns dos destaques. Outra novidade deste ano é que grande parte dos artistas serão palestrantes, com destaque para José Miguel, que vai ministrar um debate.

O são joanense Willian Junio (22) elogia esta edição, além da sua grande expectativa pelos shows. “Achei o tema bem interessante, pois já estamos ‘no clima’. As atrações deste ano me animaram. Desde o show do Capital Inicial que eu não participava dos grandes eventos”.

Este ano o festival abrangerá mais noves cidades mineiras, além da sua sede. Divinópolis, Sete Lagoas, Ouro Branco, Barroso, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Caetanópolis, Conselheiro Lafaiete e São Tiago completam o roteiro do Inverno.

Mais informações sobre o festival de Inverno da instituição, como o guia de oficinas, programação dos shows e espetáculos se encontram em sua página eletrônica http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/

Texto: VAN/Rafael Silveira e Willian Carvalho
Foto: Divulgação/Inverno Cultural

Deixe uma resposta