Skip to main content
Devotos se reuniram na sacristia após término da celebração

Finalizada a reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Nazareno

Fiéis compareceram em missa de inauguração da Igreja na última quarta

Devotos se reuniram na sacristia após término da celebração
Devotos se reuniram na sacristia após término da celebração

Aconteceu na última quarta, 23, a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Nazareno, que teve a presença do Bispo Dom Célio de Oliveira. O padre Silvio Firmo do Nascimento, 59, que desde criança frequenta a igreja, ficou feliz com o público presente: “Em pleno dia de semana, a quantidade de gente que tem aqui é impressionante”.

O Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart marcou presença na cerimônia, juntamente com o Padre Rondineli Cristino e o Monsenhor Juvenal
O Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart marcou presença na cerimônia, juntamente com o Padre Rondineli Cristino e o Monsenhor Juvenal

O evento foi marcado pela Santa Missa, onde houve a bênção de todos os objetos eucarísticos. A reforma da Igreja, situada no bairro Rosário, ou também denominado “Morro”, iniciou-se em 2014 e contou com a colaboração de uma equipe de profissionais, voluntários, além dos responsáveis pela parte de restauração das imagens e realização de pinturas.  

Com o passar dos anos, a Igreja passou por várias reformas, mas nada comparado a essa que aconteceu agora. É visível a estrutura reforçada, o acabamento perfeito, sem falar do bom gosto que envolve todo o trabalho de restauração, destacando a pintura artística, resgatando assim as pinturas tradicionais das igrejas antigas” ressaltou a nazarense Doraci Couto.

Pintura realizada pelos artistas Ilma e Cristiano
Pintura realizada pelos artistas Ilma e Cristiano

Com o passar dos anos, a ação do tempo fez com que as características arquitetônicas fossem sofrendo deteriorações, surgindo a necessidade de uma reforma em prol da preservação do templo, como explica o padre Rondinelli Cristino: “A igreja se trata de um patrimônio da paróquia construído há muitos anos, de uma importante beleza, por fazer parte da história do povo de Deus dessa paróquia, sobretudo os devotos”.

Não há precisão de data do início da construção da Igreja, pertencente à irmandade dos negros. Estruturada com materiais como pedra e adobe, ela não apresentava pinturas históricas, como comumente é vista nas igrejas do século XVIII, principalmente as da vizinha São João del-Rei. No entanto com a reforma, foram retratadas através da arte as imagens religiosas, que hoje são motivo de encanto para a população nazarense. Um exemplo é a cena em que aparece Nossa Senhora do Rosário , título recebido por Santa Maria, aparecendo para São Domingos de Gusmão em 1208 e lhe entregando um Rosário, segundo a tradição católica.

Está sendo também executada a adaptação de um salão anexo, ao lado da igreja, para atender os devotos.  Segundo o padre Rondinelli Cristino, a reforma foi realizada com recursos próprios e com a colaboração de fiéis da Igreja.

TEXTO/VAN: JÉSSICA CRISTINA E THAIS ANDRESSA

FOTOS: THAIS ANDRESSA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: