Skip to main content

Grupos religiosos promovem retiro espiritual no carnaval

Durante as festividades do carnaval, muitos grupos de denominações católicas e evangélicas  espalhados pelo Brasil aproveitam os dias de folia para aprofundar a vivência religiosa, através de palestras, testemunhos, lazer e estudo de temas específicos da doutrina. Os encontros que acontecem geralmente em sítios afastados das cidades, já fazem parte da programação de muitas famílias.

No município de São Tiago em Minas Gerais, essa prática acontece todos os anos através do Grupo de Orações da Renovação Carismática Católica. Rogério Ladeira participa todos os anos do retiro e conta um pouco sobre o movimento. “A renovação Carismática em breve completa 30 anos de existência, e desde sempre a preocupação do retiro tem sido proporcionar aos jovens  uma maneira diferente de se divertir durante o carnaval”, conta.

A Coordenadora Paroquial do movimento da Renovação Carismática Católica, Érica Campos, acredita que os encontros anuais promovem algo diferente à comunidade em geral. De acordo com Érica “o retiro de carnaval é um meio de convidar a população para fazer uma nova experiência em suas vidas, diferente do que se vive nos dias carnaval. Aqui no encontro só acontece coisas boas, as pessoas levam para suas vidas graças e bênçãos”.

Na opinião da integrante do grupo, Marcilene Ferreira “participar de um evento cristão como esse, sobretudo nos dias do carnaval, é muito significativo. É uma oportunidade de estar em família, com os amigos, se divertir, fazer novas amizades, rezar, cantar, dançar, aprender novos ensinamentos e aprofundar questões da fé”.

Ampliação do movimento

O coordenador diocesano, Lucas Carvalho fala sobre a proposta de levar do retiro de carnaval às paróquias do município de Oliveira, localizado no oeste de Minas Gerais. De acordo com o coordenador, o “Carnaval com Cristo” era realizado há muitos anos em Oliveira por apenas pólo diocesano e, com o crescimento do movimento RCC os grupos de oração têm aumentado  ainda ainda mais. “Ano passado, por exemplo, atingimos cerca de 600 jovens ao longo da diocese. Já esse ano 2014 estamos com uma média de 1000 participantes em retiros fechados e intensos de oração” explica Lucas Carvalho.

VAN/Marcus Santiago

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: