Casa da Cultura - Foto - Robson Ferreira

Livro sobre a história de Carandaí é lançado em Barbacena

A publicação do historiador e  memorialista João Paulo Ferreira de Assis abrange a história do município do século XVIII ao XX

Livro História do Município de Carandaí é lançado em Barbacena - Foto: Divulgação ACHAMPAS
Livro História do Município de Carandaí é lançado em Barbacena – Foto: Divulgação ACHAMPAS

A Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (ACAHMPAS) e a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena (SMB) realizam o lançamento do livro “História do Município de Carandaí”, no próximo dia 20 de maio, às 19h30, na Casa da Cultura, em Barbacena. O livro é fruto de cuidadosa pesquisa documental do historiador e memorialista João Paulo Ferreira de Assis.

A pesquisa para a realização da obra foi iniciada nos anos 1990, nos arquivos de Mariana, Carandaí, Prados, Barbacena, Belo Horizonte, São João del-Rei, Ouro Preto, Tiradentes e Rio de Janeiro. Antes de escrever “História do Município de Carandaí”, o professor João Paulo havia lançado uma série de artigos mensais sobre Ressaquinha, Senhora dos Remédios e Carandaí. “Depois de alguns anos, a ideia de escrever a história do Município de Carandaí ressurgiu, agora com nova motivação: Carandaí, além de ser o meu local de trabalho, é a terra de alguns de meus antepassados”, explica o autor.

Para a fundadora do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (AHMPAS), Edna Resende, pesquisas como a de João Paulo contribuem para a valorização dos acervos históricos. “A publicação do livro, fortemente baseado nas fontes disponíveis no AHMPAS, ressalta o papel fundamental do Arquivo como guardião da memória regional”, comenta.

Embora pesquisas memorialistas sejam, por vezes, criticadas, a professora Edna, salienta o valor dessa metodologia. “O trabalho do historiador depende fundamentalmente dos registros da memória. Os memorialistas, amparados em fontes documentais, contribuem de forma imprescindível para a construção da identidade e da história de uma sociedade”, afirma.

Em Carandaí, o livro foi bem recepcionado, tendo vendido cerca de 20% de sua tiragem e ainda rendendo ao autor uma homenagem da Câmara Municipal e um futuro título de Cidadão Honorário.  “Quem não valoriza a história da sua terra se arrisca a repetir os mesmos erros do passado. A consciência de preservação do patrimônio deve prevalecer em todos os sentidos”, defende João Paulo.

As expectativas para o lançamento em Barbacena também estão elevadas, já que a história das duas cidades estão conectadas. “Carandaí foi distrito de Barbacena entre 1890 e 1924. E parte do atual município (Ressaca) já o havia sido entre 1791 e 1831”, explica o autor.

O livro “História do Município de Carandaí” também será lançado nas cidades de São João del-Rei, Tiradentes e Conselheiro Lafaiete. A obra, editada pela Gráfica e Editora Cidade de Barbacena, tem 520 páginas e é comercializada por 50 reais.

Casa da Cultura - Foto - Robson Ferreira
Casa da Cultura – Foto: Robson Ferreira

A ACHAMPAS

A Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (ACAHMPAS) é uma sociedade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 2009, por pesquisadores do Arquivo Histórico de Barbacena e por moradores da cidade. O objetivo da Associação é, por meio de doações, produção de fotografias e filmografia, edição de publicações e promoção de exposições, fomentar a pesquisa e a produção arquivística do município de Barbacena, bem como da preservação do patrimônio documental da região.

O presidente da ACAHMPAS, Sheldon Augusto Soares de Carvalho, conta que é importante valorizar a história regional, pois, para ele, o avanço dessas pesquisas esclarecem o saber histórico e geram novas abordagens e novos objetos de investigação histórica. Por essa razão, a instituição pretende lançar outros livros com temática regional. “Iremos valorizar muitas outras pesquisas e iniciativas culturais. Sem dúvida, isso é uma das frentes de ação da nossa Associação”, explica o presidente.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros

COLABORAÇÃO: Camille Gallo

Um comentário em “Livro sobre a história de Carandaí é lançado em Barbacena

  1. O aprendizado do passado sempre abre novas perspectivas para o futuro. Assim é com o conhecimento de todos os povos. É preciso saber quem fomos para inovar e corrigir rumos. Nasci em CARANDAI, andei pelo mundo é em vários países SEMPRE via um Memorial, algo importante da história de um povo. Parabéns ao professor que teve essa competência. Uma brilhante idéia, que certamente perenizado na história de nossa querida carandai. Professor José Orlando Bento.

Deixe uma resposta