Seminário aproximou o público dos temas tratados na Mostra. FotoVAN_ Scarlet Freitas

Mostra de Cinema de Tiradentes encanta o público em seu segundo dia

Exibição de filmes e cortejo musical marcaram a programação do Sábado

 

A 21ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes chegou ao seu segundo dia de programação neste sábado, 20, com atrações variadas e para os mais diversos públicos. Neste ano, o evento tem como tema “Chamado Realista”, que visa discutir a relação entre a ficção e a vida dentro do aspecto artístico, além disso, a Mostra também pretende levantar novas discussões sobre o cinema brasileiro em geral.

Com tantos anos de tradição, o evento já faz parte do calendário de diversas pessoas que vêm a Tiradentes para aproveitar a programação cultural. Exemplo disso é o professor são-joanense Jordano dos Reis Santos que conta que vem todos os anos para a Mostra: “Eu sempre venho. Participo, assisto filmes, participo de algumas oficinas e nesse ano, à convite dos meus amigos estou prestigiando novamente o evento.”

Já a estudante carioca Rafaela Fomento está na Mostra pela segunda vez e já observa diferenças em relação a sua primeira participação: “O evento está buscando novas melhorias, para buscar mais pessoas para assistir os filmes. Eu percebi que dessa vez mais pessoas estão vindo e isso é muito bom porque ganha um reconhecimento maior. E eu acho muito bom porque aqui eu descubro novos olhares e acho isso muito bom”.

Cortejo Musical levou o viés artistico e cultural do evento para as ruas de Tiradentes FotoVAN_ Scarlet Freitas
Cortejo Musical levou o viés artístico e cultural do evento para as ruas de Tiradentes. – Foto/VAN: Scarlet Freitas

As atrações do sábado começaram logo pela manhã: desde a abertura do segundo dia, até o seu fechamento, o SESC-Cine Lounge exibiu videoperformance de diversos artistas. Houve um grande seminário que reuniu todos os curadores da Mostra mediados pelo crítico de cinema Marcelo Miranda, que discutiu o momento do cinema no Brasil. As crianças também tiveram um momento dedicado à elas, o Cine-tenda exibiu a animação Historietas Assombradas, essa sessão teve grande enfoque na acessibilidade, contando com audiodescrição, legenda descritiva e intérprete de Libras.

Ao lado de diversos cineastas, o homenageado do dia, o ator Babu Santana participou de um outro seminário, esse discutiu a importância do ator no meio cinematográfico, além disso, o primeiro filme de Babu como protagonista, Tim Maia, de 2014, foi exibido na íntegra no Cine-Tenda. Em coletiva, o ator comentou sobre a temática da Mostra neste ano: “A gente sempre buscar a verdade nas nossas interpretações, e a verdade não necessariamente é real. A tendência de trazer uma imagem mais real para o audiovisual, toda a evolução tecnológica faz com que tenha que se ter um atrativo a mais. As pessoas cansaram de ver o irreal, querem ver a favela. As pessoas querem se ver.”

Durante todo o dia, diversos outros filmes, longas e curtas, foram exibidos, além de um grande cortejo musical pelas ruas de Tiradentes. O cortejo conta com diversas associações, grupos e artistas e já é um passeio tradicional no município. Leonor Gomes, fundadora do Bloco Palhaçada, um dos participantes do Cortejo, conta sobre a importância da Mostra para a cidade: “Aqui a gente reconta, relembra, revive a história. É uma cidade de 300 anos, foram muitos desafios e muitas conquistas. É um somatório de histórias. Tiradentes merece um evento assim e estamos felizes com isso.”

A 21ª edição da mostra vai até o dia 27 de janeiro com programação gratuita todos os dias. A expectativa da organização é de receber um público de 35 mil pessoas durante os dias do evento. Outras informações podem ser encontradas no site da Mostra ou em sua página do Facebook.

 

Texto/VAN: Marcos Coelho, Scarlet Freitas, Victor Zanola
Fotos/VAN: Scarlet Freitas

Deixe uma resposta