Fachada-Noturna-580x300

Mulheres de fé protagonizam terceiro aniversário do Museu Sant’Ana

Exposição tem diversas imagens da arte sacra brasileira e entrada franca

 

Para comemorar os três anos de existência, o Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, expõe a mostra inédita “Santas Mulheres – As heroínas da fé”. A exposição vai dos dias 26 de Agosto à 6 de novembro e tem entrada franca. As obras que compõem a exibição são tanto de artistas populares quanto eruditos, como Aleijadinho e Frei Agostinho de Jesus.

 

O Museu de Sant’ana foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2014, lugar onde era localizada a antiga Cadeia Pública de Tiradentes. A exposição permanente abriga mais de 291 obras e é dedicada exclusivamente a Sant’Ana, mãe de Maria e avó do Menino Jesus, segundo a crença católica.

 

A turista paraibana Maria das Graças ficou impressionada com o número e a variedade de imagens da santa: “Eu imaginava que as imagens de uma determinada santa eram feitas a partir de uma original, mas aqui eu vi muita coisa e todas elas diferentes”.

 

A Coordenadora Fabiana Nicomedes Oliveira diz que, nos três primeiros anos, mais de 220 mil pessoas já passaram pelo museu, e ainda destaca a ligação da exposição de aniversário com o local. “O ano passado recebemos a exposição intitulada de santos homens e esse ano resolvemos homenagear as mulheres de fé. Esse tema tem relação com o acervo permanente também, pois também trata da devoção dos católicos brasileiros.”

 

As imagens que compõem a mostra “Santas Mulheres – As heroínas da fé” são todas brasileiras e datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX. Pertencem a coleções privadas e nunca haviam ido a público antes.

 

Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que é responsável pelo Museu de Sant’Ana, destaca o sucesso do local nos primeiros anos de existência. “Com muita alegria, com a sensação de que a cidade acolheu e os turistas também e o número de visitantes. Temos projetos com as escolas e conseguimos atrair nesses anos um grande número de turistas e dos moradores locais, além de pessoas de cidades vizinhas”.

 

O Museu de Sant’ana está localizado na Rua Direita, 93 no Centro de Tiradentes. Outras informações estão disponíveis no site ou pelo telefone (32) 3355-2798.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto VAN: Marcos Coelho e Clara Mattoso

Fotos: Divulgação ICFG e Museu de Sant’Ana.org

Deixe uma resposta