A próxima etapa da construção, depois da fundação, será levantar as paredes

“O mundo do Lucas”: projeto busca construir casa para adolescente autista

Uma casa que atenda às necessidades de Lucas está sendo construída, através de doações de materiais e mão de obra voluntária

A próxima etapa da construção, depois da fundação, será levantar as paredes
A próxima etapa da construção, depois da fundação, será levantar as paredes

Lucas Manuel de Paiva tem 15 anos e tem um mundo muito particular. Como qualquer menino dessa idade, ele gosta muito de ver TV ou ouvir música. Mas, sua rotina é diferente da de outros adolescentes, porque ele é portador de autismo e necessita de cuidados especiais para o seu desenvolvimento.

Lucas e sua tia Antônia na frente de sua casa atual
Lucas e sua tia Antônia na frente de sua casa atual

Ele vive com sua mãe Marta, que tem deficiência intelectual e problemas psicológicos. Por isso, desde que seu pai faleceu, no fim do ano passado, a família se mudou para o bairro da sua tia, Antônia, que ajuda muito nos cuidados do Lucas. Eles vivem no Águas Gerais em São João del-Rei, onde não há infraestrutura de água e esgoto e nem transporte público para levar o garoto até a APAE – que ele frequenta desde os 3 anos quando foi diagnosticado. Através de doações, um carro particular tem que buscar Lucas para que ele continue frequentando a instituição que é, atualmente, a única fonte de estímulos para ele.

O autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, por isso, o Lucas não se comunica através da fala, tem certa dificuldade para se locomover e interage com o espaço onde vive de outras maneiras.

Projeto: Juliana Linhares, com orientações dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ
Projeto: Juliana Linhares, com orientações dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ

Quem conta a história do Lucas é Juliana Linhares, aluna de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), responsável pelo projeto de construir uma casa que seja adaptada. “Ela não responde ao que ele precisa sobre a casa, que é o lugar que ele mais passa o tempo e lá, ele fica trancado num quarto”, afirma. Ela também explica que onde o Lucas vive hoje, além de ser uma casa precária, não promove nenhum estímulo e não favorece sua autonomia.

O projeto tem o apoio da Associação Projeto Amigos do Bem (APAB), que disponibilizou a verba inicial para a construção de uma casa “normal”. “Aí nós fomos ampliando o projeto  e envolvendo a comunidade para construir uma casa que mude a vida do Lucas.”, explica Juliana. O projeto, então, busca construir uma casa que deixe o menino à vontade no ambiente onde vive e que permita e incentive a interação com o local.

Localização da casa nova de Lucas, no terreno da tia Antônia para que ela possa auxiliá-lo
Localização da casa nova de Lucas, no terreno da tia Antônia para que ela possa auxiliá-lo

Ela também conta que o projeto recebeu uma grande contribuição do médico e professor da Faculdade de Medicina da UFSJ, o Dr. Paulo Maurício, que ajudou a compreender o autismo e suas necessidades, para propor um mundo de estímulos ao Lucas através da sua moradia.

Atualmente, a Associação Comunitária Yochanan, a assistente Social do CRAS do Bairro Tijuco, o presidente da Associação de Bairro do Tijuco, comerciantes e algumas pessoas que conheceram o projeto também têm contribuído para a construção da casa, que está sendo feita pelas doações e também por mutirões voluntários numa parte do terreno cedido pela tia Antônia.

A maior dificuldade, no momento, é a de conseguir mão de obra. Os pedreiros responsáveis são dois tios de Lucas, mas é preciso que as pessoas contribuam para que a casa se concretize. “Temos que arrumar gente que consiga ajudar nos mutirões de sábado para continuar com a obra. E doações, claro.”

Para quem quiser contribuir com o projeto, seja com doação de materiais ou contribuição nos mutirões de construção, ajudando a criar um novo mundo para o Lucas, deve entrar em contato com a Juliana pela página do projeto no Facebook ou pelo número (0**32) 9 8703-8155.

Conheça mais sobre “O Mundo do Lucas” assistindo ao vídeo abaixo:

TEXTO/VAN:ELAINE MACIEL

FOTOS: JULIANA LINHARES

Um comentário em ““O mundo do Lucas”: projeto busca construir casa para adolescente autista

Deixe uma resposta