Skip to main content

Paróquia de São Francisco de Paula inaugura seu primeiro Salão Paroquial

“Acredito que foi a providência divina que fez com que após esses 33 anos pudéssemos realizar esse sonho do Pe. Tiaguinho”. Assim Pe.  Mériton Balduíno Alves – responsável pela  Paróquia  São Francisco de Paula, na cidade de São Francisco de Paula – comemora a recente inauguração do primeiro Salão Paroquial em toda a história da instituição. Inicialmente essa conquista foi um grande desejo do pároco da época, Pe. Tiago de Almeida (1980-1982), mas pelo fato de a comunidade não ter recursos para tal, o espaço nem teve o seu alicerce construído. 

Na década de 70, à época da missão “Jovens Construindo”, Pe. Tiago viu a necessidade da construção de um local para congregar todos os paroquianos em atividades da Igreja e da Comunidade. O tempo passou e a ocasião o fez voltar como pároco da localidade. Foi um período significativo para a população daquela cidade, mas ainda assim o sonho não foi concretizado devido à falta recursos. 

“Assumi a paróquia no ano de 2010, no dia 16 de dezembro. Observei que era um grande sonho da comunidade francisco-paulense possuir um Salão Paroquial. Então achamos oportuno fazer essa homenagem mais do que justa, dando o seu nome ao Salão Paroquial”, declara o sacerdote.
O Salão Paroquial Pe. Tiago de Almeida vai  ser um ponto de encontro, de partilha, de estudo e de evangelização; será também um espaço social da comunidade para demandas da localidade, reuniões, catequese, para encontros em nível paroquial e diocesano, dentre outros.

A professora Ilza Moraes paroquiana de São Francisco de Paula elogia o pároco pela obra e comenta que tudo isso foi pelo seu dinamismo e carisma. “Graças ao empenho do nosso pároco Pe. Mériton, o sonho de nossa comunidade francisco-paulense foi realizado: o tão esperado Salão Paroquial, projeto este muito ousado”, ressalta. 

Imaculada Vilano (também paroquiana) agradece a disponibilidade e carinho do pároco ao realizar uma obra tão grandiosa como essa em tão pouco tempo. “Sonhar todos nós sonhamos, mas a ação concreta, são poucos que tomam essa iniciativa. É preciso coragem e dedicação, como o nosso pároco fez. Sonho projetado para 10  e realizado em três anos e meio”, parabeniza Imaculada.

O bispo diocesano de Oliveira, Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro destacou a importância da obra para a comunidade francisco-paulense. “São Francisco de Paula já carecia de uma obra assim há muito anos, porque faltava um espaço para a Catequese, no centro, para os cursos de formação, encontros de movimentos, pastorais e também para comunidade se reunir em momentos especiais”, afirma.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de vários sacerdotes que passaram pela paróquia como párocos, amigos, autoridades locais e francisco-paulenses. Houve a bênção do espaço por Dom Miguel, seguida do descerramento da placa e corte da fita de inauguração por sacerdotes que trabalharam na paróquia.

Texto: VAN/Marcus Santiago
Fotos: Marcus Santiago

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: