Política e Copa do Mundo, uma relação dentro e fora das quatro linhas

Mesmo longe dos holofotes das cidades-sedes da Copa do Mundo, a cidade de São João del-Rei recebe influências do maior evento futebolístico no cenário mundial. O poder executivo do município aproveitou essa temática e dentro de suas ações, está realizando atividades para que a população também participe dessa grande festa ainda que à distância.

Em parceria com a TV Integração, a Prefeitura lançou no dia 10 de Junho, o sinal digital da emissora para que os mais de 80 mil habitantes possam assistir os jogos com imagem e som de qualidade. Para o prefeito Helvécio Reis, a chegada do sinal digital –  justamente na Copa do Mundo – é motivo de comemoração. Vladmir Virote, gerente comercial da emissora, declara que disponibilizar o sinal em São João del-Rei era um sonho antigo: 

-“Para nós, termos uma cidade linda, cartão postal do Brasil e que conta a história do país com seus casarões e ruas históricas em nossa tela em alta definição é muito importante; e podemos agora colocar a cidade entre as principais cidades do país em questão de transmissão gratuita de alta qualidade. ” 

Segundo dados da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, outro grande evento que está movimentando a cidade é Point da Brahma. Um palco foi colocado na Avenida Tancredo Neves, de onde, nos dias de jogos da Seleção, acontece a  transmissão para os torcedores. Em seguida, após os jogos, shows com artistas locais incrementam as comemorações. Liliane Luchin, chefe de assessoria, comenta sobre a iniciativa:

– “O Point da Brahma é um evento que vai acontecer em onze cidades mineiras e levará uma grande estrutura para que os torcedores possam assistir aos jogos com segurança, descontração e muita música. ”
O Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Pedro Leão disse que, a cidade são-joanense está entre as onze cidades mineiras – além da capital – presente em pacotes de viagem para os turistas que incluírem o estado em sua rota de passeios.  

Entretanto, mesmo com essas atitudes tomadas pelo Executivo, ao andarmos nas ruas históricas não deparamos com o verdadeiro público alvo dessas ações. Cerca de 193 quilômetros de distância separam a cidade-sede de alguns jogos, a capital do estado, daquela que em 2007 foi a Capital Brasileira da Cultura. E onde estão os turistas? 

Vale a pena ressaltar, que em outras épocas do ano, o fluxo de visitações à cidade é inferior à vizinha Tiradentes, razão pela qual a cada dia se torna indispensável revermos a questão de ações públicas para a promoção do município.

São João del-Rei já foi uma das principais cidades do país na época do Império, mas hoje aparenta ser apenas mais uma que demarca o território nacional. Mesmo com seus atrativos históricos, composto por oito igrejas e capelas dos séculos XVIII e XIX, ruas históricas como Rua Santo Antônio, Largos do Rosário, do Carmo, pontes de pedra e casarões antigos, o município não se consolida como ponto turístico nacional.

Texto: VAN/Brunno Santos e Willian Carvalho
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta