Prédio na Avenida Oito de dezembro é de responsabilidade da Prefeitura FOTO: Jederson Lucas

Prédio na Oito de dezembro pode ser a nova sede da Prefeitura de São João del-Rei

Imóvel, doado pela Câmara de Vereadores, se encontra vazio desde 2007

Prédio na Avenida Oito de dezembro é de responsabilidade da Prefeitura FOTO: Jederson Lucas
Prédio na Avenida Oito de dezembro é de responsabilidade da Prefeitura FOTO: Jederson Lucas

Um prédio na Avenida Oito de Dezembro, localizada no Centro de São João del-Rei chama atenção pelo fato de se encontrar vazio há pelo menos 08 anos, sem nenhuma utilidade. De acordo com alguns populares são-joanenses, o prédio seria a nova sede da Câmara Municipal, mas a Casa Legislativa preferiu ser abrigada pela antiga sede do Fórum da cidade.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores, a construção realmente pertencia ao poder legislativo. O imóvel de 187m² foi adquirido pela Câmara em 2007 para abrigar sua nova sede, “pois o prédio da Rua Ministro Gabriel Passos era um local muito pequeno, principalmente em dias de sessões”.

O Estado fez uma doação do antigo prédio do Fórum para a Câmara de Vereadores, que teve sua nova sede inaugurada em janeiro de 2013. No mesmo ano, o prédio na Avenida 08 de Dezembro, que havia sido adquirido pelo legislativo em 2007, e que se encontrava parado desde então, foi doado para a Prefeitura de São João del-Rei no valor de R$ 457.321,14. (como você pode ver na retranca abaixo). O objetivo da doação era que o local fosse utilizado para abrigar as várias secretarias municipais, mas, nos últimos anos, o imóvel continuou sem uso nenhum.

O Secretário Municipal de Administração, Ronaldo Galvão, afirmou que a demora de ocupar o prédio com as secretarias foi por uma questão de prioridades. “Naquele momento em que recebemos o imóvel, nós estávamos mais preocupados em conseguir os recursos do PAC Cidades Históricas, que vai reformar uma série de locais na cidade, inclusive o prédio da Prefeitura”.

Galvão destacou que após a cidade ter conseguido os investimentos, ficou decidido que enquanto a atual sede da prefeitura passasse por reformas, todo o setor administrativo seria transferido para o imóvel da Avenida 08 de Dezembro. “Esse local onde é a Prefeitura atualmente não tem estrutura nenhuma. Por conta disso, estamos pensando, inclusive, em nos transferirmos definitivamente para lá”. Segundo o secretário, as obras do futuro prédio da prefeitura começariam no mês de outubro e devem ser apenas para alguns reparos.

O Secretário de Administração disse ainda que, até o fim deste ano, o prédio da Avenida 08 de Dezembro entrará em funcionamento. “Acreditamos que, com o inicio das obras aqui na Prefeitura, nós iremos nos transferir imediatamente para lá”. Galvão afirmou que não se sabe o que abrigará a atual sede da prefeitura após a reforma do PAC Cidades Históricas.

EM TEMPO

O PAC Cidades Históricas é um investimento do Governo Federal na restauração de edifícios e espaços públicos em cidades que abrigam um grande valor arquitetônico-histórico no país. São João del-Rei é uma das cidades beneficiadas e os projetos de reformas são feitos pela Prefeitura e levados para a aprovação do IPHAN, para só assim as obras começarem. Sobre a restauração da atual sede da Prefeitura, segundo a Secretaria de Cultura vários projetos já foram encaminhados ao Instituto nos últimos 5 meses e nenhum foi aprovado. Ainda não há nenhuma previsão de quando as obras da atual sede administrativa vão começar.     

TEXTO/VAN: THOBIAS PEREIRA VIEIRA

Deixe uma resposta