CLINICA-8-DE-DEZEMBRO

Prefeitura e UNIPTAN fecham acordo para a criação de clínica em SJDR

Clínica disponibilizará, através do SUS, atendimento odontológico e de várias especialidades médicas.

 

Anunciada em 7 de Agosto deste ano, a parceria entre a Prefeitura de São João del-Rei e o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN na construção de uma clínica-escola ambulatorial, promete oferecer um excelente atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS em especialidades médicas e odontológicas beneficiando diretamente toda população.

    A clínica está prevista para começar a funcionar a partir de dezembro deste ano e a localização será na Avenida Oito de Dezembro, prédio 99, onde seria a Câmara Municipal. Ela contará com 20 a 25 consultórios odontológicos na parte superior com área separada para pacientes especiais. A parte de baixo será para as especialidades médicas como ortopedia , urologia , cardiologia , ginecologia dentre outras.

    O Secretário Municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, contou que o UNIPTAN procurou o prefeito para pautar a possibilidade dessa parceria e foi resolvido que o centro universitário investiria cerca de 4 milhões de reais no projeto, além disso ele deixou claro que a administração dessa clínica-escola seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e a parte técnica,  do UNIPTAN. Ainda ressalta; “Hoje a área de especialidades médicas é um grande gargalo no serviço público, o número de especialistas é mínimo e não suporta a demanda da nossa cidade  nem da nossa região. É um ganho para a cidade.”

    Ricardo Assunção Viegas, Reitor UNIPTAN, disse que a clínica é um projeto previsto desde a implantação do curso de Medicina, e os alunos de medicina e odontologia acompanharão os atendimentos de forma direta juntamente com a presença de profissionais da saúde. “Trata-se de uma iniciativa que contempla modernas técnicas de ensino que visam preparar o aluno através de experiências práticas reais e ao mesmo tempo atende a sociedade na medida em que gerará benefícios diretos para toda população carente.”

    Segundo o secretário a estimativa de atendimentos é de 2000 a 3000 ainda este ano, e a meta é aumentar esse número semestralmente. Há outros projetos em curso como clínicas do PSF e farmácias municipais que serão inauguradas.

   Abraão P. De Lanes Machado Pêgas, aluno de medicina do UNIPTAN salienta o valor desse projeto.“ A clínica-escola vai ser fundamental para o nosso crescimento como futuros médicos. Nós alunos, estamos ansiosos para que fique pronta logo para que possamos aproveitar da infraestrutura que será de ponta. A importância desses projetos é a de trazer uma clínica de qualidade que vai ser referência para os moradores da cidade”

   Vale ressaltar ainda que um projeto como esse, além de melhorar o serviço público de saúde do município é um forma de revolucionar o ensino prático e levar a realidade da rotina de um profissional da saúde para a sala de aula. “O UNIPTAN passa a aumentar sua relevância social junto a toda região. Nosso compromisso social norteia nossas ações e a Clínica, juntamente com diversas ações sociais e projetos comprovam nossa relevância frente ao desenvolvimento de nossa região ”, complementa o reitor Ricardo Viegas.

TEXTO/VAN: Clara Mattoso e Júlia Ribeiro

FOTO/VAN: Clara Mattoso e Júlia Ribeiro

Deixe uma resposta