Imagem do Bairro Santa Efigênia, reprodução da internet

Prefeitura investe em melhorias na saúde

Nova iniciativa cria maior comodidade para pacientes que precisam viajar para realizar tratamentos em BH.

 

A “pousada do povão”, projeto anunciado pelo prefeito Nivaldo Andrade, tem como objetivo oferecer à população carente de São João del-Rei, um local para hospedagem em Belo Horizonte, quando necessário realizar algum tratamento médico na cidade. O local conta com oito cômodos, pernoite e café da manhã, disponíveis para homens e mulheres, além de ficar próximo à região hospitalar da cidade, no bairro Santa Efigênia. A previsão de funcionamento é a partir do dia 01 de novembro, assim que a Câmara Municipal analisar e aprovar o projeto que será enviado ao Executivo.

De acordo com a Secretaria de Imprensa, este projeto juntamente com outras iniciativas, faz parte dos projetos sociais desenvolvidos pelo prefeito, assim como o “ônibus do povão”, que já está em funcionamento duas vezes por semana; ambulância diária para atender os pacientes; convênio com o Uniptan para a criação de uma clínica médica e odontológica, com funcionamento previsto para dezembro; e a PSF (Programa Saúde da Família), com 5 equipes para ajudar a diminuir o fluxo de atendimento na UPA, Santa Casa e o Hospital da Nossa Senhora das Mercês, a partir de outubro.

A ASAPAC – Associação de Amparo a Pacientes com Câncer – realiza um trabalho social há 11 anos em São João del-Rei, contudo não possui vínculos com a prefeitura, pois grande parte dos seus recursos são obtidos pela ajuda da população. Assim, todo o trabalho realizado por eles é gratuito e em prol das pessoas diagnosticadas com câncer. A Associação dispõe de profissionais na área da saúde, jurídica e social para atender quem não possui condições de pagar pela medicação e tratamento. Também dispõem de uma casa de apoio em Belo Horizonte, no Bairro Carlos Prates, destinada a quem irá realizar algum tratamento contra o câncer na cidade, um projeto semelhante ao que a Prefeitura Municipal está tentando realizar para atender a população que irá realizar tratamentos em geral.

O gerente e coordenador da ASAPAC, Valdecir Braga, parabenizou e incentivou a iniciativa da prefeitura. “Acho uma iniciativa louvável, muito boa, que vai ajudar muito essas pessoas a fazerem o tratamento fora. Acredito que irá dar uma melhor qualidade de vida para estes pacientes, pois o vai e vem é cansativo”, conta. A Associação também oferece hospedagem e alimentação em São João del-Rei, pois pessoas de outras cidades, também realizam tratamento aqui. A paciente da ASAPAC, Nácia de Alcantra Souza, ainda não tinha conhecimento do projeto, mas se mostrou muito contente e otimista com a iniciativa. “Acho boa a iniciativa, nem sempre as pessoas tem onde ficar, às vezes o hospital não permite a permanência dependendo da idade. Com certeza, é muito bom, vai ajudar muitas pessoas”.

 

Texto/VAN: Leonardo Emerson
Foto: Imagem do bairro Santa Efigênia/Reprodução

Deixe uma resposta