Copa foi organizada para suprir a ausência de competições no primeiro semestre
FOTO: Divulgação

Primeira Copa América Del Rey de futebol feminino é disputada em SJDR e região

O  campeonato feminino conta com a participação de seis times

Copa foi organizada para suprir a ausência de competições no primeiro semestre FOTO: Divulgação
Copa foi organizada para suprir a ausência de competições no primeiro semestre. FOTO: Divulgação

 

A primeira edição da Copa América Del Rey de futebol feminino começou no dia 19 de junho e está prevista para terminar no início de agosto. Seis equipes da região participam do campeonato: América Del Rey (A e B) e Serrano, de São João del-Rei; Minas Operário, de Lavras; XV de Novembro, de Santa Cruz de Minas; e Coroas, de Coronel Xavier Chaves.

Os jogos são realizados aos domingos, e não há cobrança de ingresso para assistir às partidas. A competição possui duas chaves, das quais se classificam os dois melhores colocados para a disputa da semifinal. O campeão é definido em jogo único, realizado no Rio das Mortes. No momento, a Copa está na terceira rodada.

 

O campeonato e o futebol feminino na região

A iniciativa para a criação do torneio surgiu da ausência de uma competição no primeiro semestre. O técnico do América Del Rey, Clayton Nogueira, conta que havia apenas um campeonato para ser disputado, no segundo semestre, em Santa Cruz. “Eu tinha que ter uma competição para motivar as meninas. Então, resolvi organizar essa Copa”, diz o treinador.

A zagueira da equipe A do América, Renata Ávila,  elogia o trabalho de Clayton e ressalta a importância da realização da Copa. “O futebol feminino, principalmente por aqui, é pouco valorizado. Com a oportunidade de disputar esse torneio, a motivação das jogadoras aumentou’’, avalia.

A jogadora do América Del Rey, Iara Carvalho, confirma a declaração da companheira de zaga e acrescenta que a disputa de títulos torna o time mais unido e proporciona maior visibilidade para o futebol feminino. “Antes só existia um campeonato, que começava em setembro e terminava em outubro. Agora, com duas competições no ano, a valorização do futebol feminino é maior”, revela Iara.

No entanto, o apoio financeiro ainda é restrito. As próprias jogadoras, com o auxílio do treinador, arcam com os custos da arbitragem e da locomoção. Além disso, Iara relata a dificuldade para a realização dos treinamentos do América, que ocorrem nas noites de quarta-feira, no Rio das Mortes. “A gente só joga por gostar muito de futebol”, resume a atleta.
TEXTO/VAN: Anna Virginia

Um comentário em “Primeira Copa América Del Rey de futebol feminino é disputada em SJDR e região

Deixe uma resposta