Skip to main content
0216-07

Ruas de pedras e de asfalto: a mistura do antigo e do moderno

 

0216-07

Ruas de pedras e de asfalto. O antigo e o moderno se misturam em São João del-Rei. Antes andavam carroças, cavalos e pessoas, hoje andam carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres e aí já se viu né, muito mais para o que a cidade foi projetada.

Nascida no início do século XVIII, São João possui atualmente uma frota de 46.739 veículos. Desses números, podemos destacar que 24.340 são carros de passeios e 13.348 são motos, os mais usados pela população, além do transporte público.

Bom é ter falado em transporte público. A empresa responsável não presta um serviço satisfatório à população. Em junho de 2013, milhares de pessoas foram às ruas históricas da cidade e gritaram por melhorias na prestação de serviço e reajuste no preço da passagem e muitas outras bandeiras levantadas, mas a maior delas era contra a Viação Presidente.

Em setembro de 2015, a Prefeitura suspendeu a nova licitação do transporte público, pois quer rever alguns pontos, principalmente o preço da passagem. O mesmo é influenciado por vários fatores, mas o que mais pesa é o tempo de permanência na prestação de serviço no município. Em grosso modo podemos dizer, quanto maior o tempo da empresa, menor será o preço da passagem. E também os distritos estão dentro dessa análise, agora é encarado como parte do todo trânsito municipal, anteriormente, muito pouco se falava sobre eles.

Começou na última sexta-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito e a maior discussão é “Seja você a mudança no trânsito”, que nos chama ao verdadeiro debate, coloca todos responsáveis pela qualidade do trânsito, pedestres, condutores, ciclistas e usuários. E dentro desse movimento surgi os pedidos de uma ciclovia na cidade.

Agora a cidade conquistou o direito de municipalizar o seu trânsito e pretende avançar em questões como estacionamentos rotativos, a guarda municipal e em outras pautas polêmicas sobre o trânsito são-joanense. O que se pode esperar disso tudo? Debates que vão inflamar a sociedade a questão de como será o trânsito da cidade daqui pra frente?

A programação da Semana Nacional do Trânsito em São João del-Rei pode ser conferida pelo link: goo.gl/vYkHAP .

TEXTO/VAN: WILLIAN CARVALHO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: