Skip to main content

São João del-Rei recebe peça inédita dirigida por Matheus Nachtergaele

Personagens da peça em coletiva de imprensa no Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São João del-Rei será palco de espetáculo dirigido pelo famoso ator e diretor Matheus Nachtergaele, no dia 12. Segundo Nachtergaele, sua escolha por um grupo local para a montagem do espetáculo se explica por a “peça aparentemente ingênua ter, na voz e corpo dos atores tiradentinos, sua perfeita tradução”.  E acrescenta que, por viverem a realidade da tradição religiosa e a rotina de uma cidade do interior, completam a montagem da peça.

O espetáculo será baseado na obra O País do Desejo do Coração, escrita em 1880 pelo escritor irlandês William B. Yeat, que foi encontrada por Nachtergaele em um sebo na USP, no ano de 1991. Em parceria com o grupo tiradentino Entre&Vista, o diretor montou, pela primeira vez no país, a peça teatral.

A trama se baseia no cotidiano de uma família campesina, que segue costumes e tradições e, no centro da história, encontra-se o jovem casal Mary e Shaw. Mary encontra um velho livro e se encanta pela história de uma princesa arrebatada para o país das fadas, onde todos seguem os seus desejos furtivos. Com o desenrolar da história, as personagens são colocadas à prova em suas crenças, vontades e premissas de vida.

Renata de Lucca é uma das mais novas integrantes do grupo. Há quatro anos recebeu o convite  a convite do fundador Eros Miguel Conceição. Renata vai interpretar a personagem Mary e fala sobre a experiência “O País do Desejo do Coração está causando transformações na minha vida, é uma descoberta nova a cada dia, sobre Mary e também sobre mim mesma”.

Sérvulo Matias está no grupo há 20 anos e vai interpretar Clemente. O ator relata que se apresentar em São João del-Rei é uma grande honra e conta um pouco sobre como é trabalhar com o diretor Nachtergaele. “Essa experiência com o Matheus está sendo muito grandiosa na questão de aprimoramento. Ensaiamos todos os dias, ele nos tira do comodismo e nos faz alcançar outras propostas”, afirma o ator.

O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em duas exibições no Festival de Teatro de Tiradentes, em maio desse ano, e foi convidado a se apresentar em outros festivais, como o de Ouro Preto. A turnê continua e eles voltam a se apresentar no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, nos dias 10 e 11 de Julho. No dia seguinte, será apresentado no Theatro Municipal de São João del-Rei, às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro, no valor de R$ 30,00 e meia-entrada para estudantes.

Texto: VAN/Mariana Veríssimo, Jederson Rosa, Leonardo Araújo e Willian Carvalho
Foto: Willian Carvalho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: