82

São João del-Rei sediou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017

Evento aconteceu no último final de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, no campus Santo Antônio da UFSJ, e reuniu a zona da mata, centro, sul e leste do estado durante os dois dias de competição.

 

A Olimpíada Brasileira de Robótica acontece desde 2006, em etapas regional e estadual. A RoboCup junior é dividida em dois níveis, o primeiro para alunos do ensino básico e o segundo para alunos do ensino médio que selecionam as equipes para a final nacional. Esse ano a Escola Estadual Tomé Portes del-Rei participou pela segunda vez da competição no nível 1. Segundo o professor Bruno de Paula, por ser uma escola pública, a evolução acaba sendo um pouco mais lenta.

 

O ano anterior foi importante para que eles conhecessem a competição. Esse ano, tiveram um aumento significativo porém ainda não o suficiente, porque o nível da competição acaba subindo também. Ele disse ainda que o projeto é relativamente novo, então, ainda é necessário um tempo para que consigam chegar a um patamar considerável. A aluna da mesma escola, Ingrid Vitória, afirma que eles se prepararam bastante, cerca de quatro meses antes da competição.

 

A competição sem fins lucrativos contempla o trabalho de voluntários e serve como pano de fundo para que os estudantes desenvolvam habilidades, como trabalho em equipe e disciplina. Além disso, trabalha conceitos de física e matemática.

 

A equipe “Café-com-Byte”, da cidade vizinha São Tiago, competiu com três equipes pela sétima vez, no nível 2, onde participam os estudantes do ensino médio. Eles conseguiram o terceiro lugar da competição.

 

No primeiro dia, das 29 equipes inscritas no nível 1, 23 compareceram. O colégio ICJ de Belo Horizonte ganhou o terceiro e o segundo lugar respectivamente com as os times R.I.J. e A.G.J. O primeiro lugar ficou com o Colégio São Paulo, também de Belo horizonte e a equipe Resgate.

 

28

Para Eduardo Bento Pereira, professor e organizador do evento, no geral, os estudantes estão com pontuação acima da média. As equipes que possuem maior experiência com a competição estão indo bem. As demais ainda estão começando a lidar com os desafios das arenas e, portanto, estão mais focados em conhecer a competição para o próximo ano.

 

Durante o segundo dia, as equipes do IF de Betim tiveram problemas com o ônibus e quase perderam a primeira rodada da competição. das 37 equipes inscritas, 23 compareceram. O primeiro lugar ficou com o time The life Project, do Colégio ICJ de Belo horizonte. O segundo e terceiro lugar ficaram com a equipe IFMG-Betim, de Betim, e a Café-com-Byte, de São Tiago, respectivamente.

A etapa estadual acontece em Belo Horizonte, em setembro, e incluirá 20% de todas as equipes participantes.

TEXTO/VAN: Agnes Monteiro

FOTOS/VAN: Agnes Monteiro

Deixe uma resposta