IMG_4016 (2)

São João del-Rei valoriza moradores que ajudam a comunidade a crescer

Lei orgânica busca incentivar novas ações e também reconhecer as já existentes.

A Câmara Municipal de São João del-Rei concede anualmente os títulos de cidadão honorário e de honra ao mérito. Os vereadores são os responsáveis pela indicação e avaliação dos cidadãos que, de algum modo, contribuíram com o município, seja de forma socioeconômica, social ou cultural. É preciso a aprovação de dois terços da câmara, o que pode levar de uma à duas semanas, após a escolha, a entrega dos títulos acontecerá em uma cerimônia solene no Teatro Municipal, no dia 11 de novembro.

O título de cidadão honorário contempla aqueles que moram em São João del-Rei por mais de dois anos e que tenham prestado algum serviço em prol da comunidade. Já o título de honra ao mérito pode ser entregue a uma pessoa ou entidade que também tenha se destacado em um serviço realizado no município. Após a entrega do título, ele não pode ser recebido novamente, pois é um documento permanente.

Ambos os títulos são simbólicos e não conferem nenhum poder ao portador, são apenas uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho feito no município. O auxiliar administrativo da câmara, Paulo Machado, destacou como este reconhecimento é importante para incentivar este tipo de ação na cidade. “Isso é um incentivo para a pessoa, eu mesmo venho de outra cidade, Varginha. É interessante a gente ter um reconhecimento público que está morando na cidade e é bom que você more nela”.

Como a indicação para o processo de avaliação só pode ser feita pelos vereadores, a população pode entrar em contato com eles e fazer uma sugestão. Assim os vereadores entram em contato e fazem a biografia do cidadão, só aí ele será indicado e avaliado pela câmara. O vereador Altamir Zanetti participou pela primeira vez deste processo, e contou como avaliou os indicados. “O reconhecimento vem de uma forma bastante simples, se ajudou e contribuiu com a comunidade, a gente faz a avaliação e reconhece a iniciativa como uma forma de agradecimento”.

Uma das indicadas ao título de honra ao mérito, Regina Celi Assunta Pereira Lima, é ministra e coordenadora do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística da Paróquia de São Sebastião em Santa Cruz de Minas. Regina leva a eucaristia para idosos e enfermos, além de também ajudar com cestas básicas e medicamentos doados ou comprados com o dinheiro de uma “caixinha” de doações. O seu trabalho também se estende à recuperação de dependentes químicos e  participação na Casa de Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, ajudando com eventos para angariar fundos e alimentos. Em entrevista à VAN, ela contou como está a expectativa. “A expectativa é que neste dia, todos os meus amigos de caminhada, também estarão sendo homenageados. Me destaquei aos olhos do vereador Dudu, mas isto só se deu porque tenho amigos de verdade que me ajudam a tornar nossa comunidade paroquial mais aconchegante, solidária e dinâmica”.

 

Texto/VAN: Leonardo Emerson

Foto/VAN: Leonardo Emerson

Deixe uma resposta