Skip to main content

Segundo tempo inova nas modalidades e traz o Pilates nessa temporada

Conciliar os estudos e a prática esportiva deixou de ser uma dificuldade para os alunos da UFSJ  desde  2011, com a criação do programa Segundo Tempo Universitário , iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte,  em parceria com as Universidades Federais. O programa tem por objetivo incentivar a prática de esportes, principalmente no meio da comunidade acadêmica.

A coordenadora do programa Elaine Cristina de Almeida diz que as modalidades esportivas são oferecidas de acordo com a disponibilidade dos monitores – alunos do curso de Educação Física da UFSJ;  leva-se também em conta a demanda das turmas,  já que a proposta é atender os estudantes entre seus horários de estudos. “Nossa intenção agora é abranger um público maior, também entre a comunidade são- joanense”, acrescenta.

O programa, que oferece diversas modalidades de esporte, agora traz  o pilates como alternativa à natação, que tem uma queda drástica de procura durante o inverno. Os praticantes encontram exercícios de alongamento e respiração ministrados pela monitora Alice Cunha Alvin, estudante do último período de Licenciatura em Educação Física na UFSJ. Ela conta que a modalidade ministrada no Campus Dom Bosco é chamada “Pilates no Solo” e os exercícios concentram-se no fortalecimento muscular, correção da postura e alongamento.  Além disso, foram inseridas técnicas de respiração da ioga. “ Começamos as aulas na semana passada e a demanda já é maior do que nas outras modalidades”, comenta.

Flávia Borges, aluna do Jornalismo,  foi aconselhada pelo médico a praticar o pilates e ficou animada quando soube que  as aulas seriam gratuitas. “Todos os lugares que procurava cobravam preços absurdos,  que nunca pude pagar. Comecei a frequentar na última semana e estou adorando”.

Sempre aberto `a comunidade, o  “Pilates no Solo”  acontece nas quartas-feiras,  das 10h às 10h45 e  das 11h às 11h45;  nas quintas-feiras,    as aulas ocorrem das 15h às 15h45 e das 16h às 16h45, sempre na quadra  do Campus Dom Bosco.

Texto: VAN/Mayara Mateus
Foto: Divulgação/UFSJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: