câmara cultural

Semana cultural busca explorar música e política

Manifestações culturais como forma de unir e dialogar melhor com o povo sanjoanense

 

A Câmara Municipal de São João del-Rei, pela primeira vez, promove a Câmara Cultural. O objetivo do evento é aproximar a população e o poder legislativo, visto que muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito do seu papel. As atrações serão musicais e acontecerâo na escadaria da Câmara, contudo, caso chova as apresentações serão realocadas para o plenário dentro da Câmara. A programação começou a partir do dia 7 e irá até o dia 14 de dezembro.

Fundada em 9 de dezembro de 1713, a Câmara Municipal passou por diversas transformações para se tornar o que é hoje, tanto na estrutura burocrática quanto física. Atualmente o distanciamento entre população e política, por falta de um diálogo eficaz, está constantemente sendo reduzido. Segundo o assessor de imprensa da Câmara Municipal e um dos organizadores do evento, Fernando Chaves, práticas de aproximação entre o poder público e a sociedade são necessárias.“O objetivo é dar visibilidade para um série de manifestações culturais na cidade, principalmente musicais, e buscar essa aproximação com a população. Acho que a cultura é muito boa nesse sentido”.

O projeto já estava sendo discutido pela diretoria da casa desde fevereiro por meio de uma comissão. Há também planos futuros para expandir a Câmara Cultural para outros meses a partir de 2018. A diretora de RH e Departamento Pessoal, Leila Rodrigues, também organizadora do evento, disse estar  confiante e com planos para os próximos anos .”Estamos muito satisfeitos, espero que a população goste da iluminação e dos eventos que estamos tentando fazer. A gente está em pensando em trazer outras temáticas, em introduzir um calendário com outras manifestações culturais”, conta.

Uma das atrações é a Banda Sinfônica do Santuário do Sr. Bom Jesus de Matosinhos, a instituição filantrópica criada a nove anos com o intuito de fornecer ensino gratuito de música para crianças e adolescentes do Bairro Matosinhos e adjacências. Atualmente a Banda Sinfônica atende cerca de 200 famílias, os assistidos são separados em quatro grupo: Banda de Concertos (que ira se apresentar dia 14); Banda Marcial; Coral e Orquestra. O músico militar Ronaldo de Oliveira, conhecido artisticamente como Ronaldo Medeiros, está a frente desde a fundação da banda, sendo um dos fundadores, achou de grande importância a iniciativa da Câmara. “ A arte é uma ferramenta eficaz para alavancar este encontro. A casa do povo, como são conhecidas as casas legislativas, possuem um papel importante na conscientização social e política, um evento como este consegue agregar muito bem essa ideia”. Todos os músicos convidados e se apresentaram de forma voluntária

A programação completa está no site da Câmara Municipal, o link é: https://goo.gl/2nyLJL
Também é possível encontrar a programação no Facebook: https://goo.gl/WQF6s5

 

Texto/Van: Leonardo Emerson
Foto/Reprodução: Divulgação

Deixe uma resposta