19401880_1253894301385726_8853948539579765188_o

Semana do Violão de São João del-Rei

Semana dedicada ao violão traz conhecimento e apresentações à cidade.

A primeira semana do mês julho foi movimentada para os alunos do conservatório estadual Padre José Maria Xavier da cidade de São João del-Rei. No domingo (2) aconteceu a cerimônia de abertura da semana do violão, com apresentação da orquestra do conservatório. Desde então aulas e apresentações com convidados colocam em evidência a complexidade e importância desse instrumento. O objetivo do evento é divulgar as possibilidades de manuseio do violão, não só como acompanhamento do vocalista. Todas atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

O professor e organizador do evento Jéfrey Andrade, contou em entrevista que essa semana dedicada ao violão acontece com todos os outros instrumentos ensinados na escola de música. Ele ressaltou que é importante ter esse tipo de evento para despertar o interesse das pessoas na música. ‘’ No caso do violão, conhecer o lado do violão solista que não é tão conhecido, a maioria das pessoas conhece o violão apenas como um instrumento que acompanha o cantor, porém aqui fazemos uma abordagem do violão clássico.’’ O organizador estava satisfeito com o resultado do evento, ‘’ Está bem bacana, começamos no domingo passado com uma apresentação da orquestra do conservatório no teatro municipal, lotou o teatro. Todos os dias durante a noite ocorrem apresentações aqui mesmo no conservatório.’’

Ricardo Novais, músico e educador musical, foi convidado para ministrar uma palestra com o tema ‘’Ensino da leitura musical no violão.’’ Para ele que visita a cidade pela primeira vez esse tipo de evento, que enaltece um instrumento é de extrema importância, ‘’ É muito importante divulgar o nome do violão. É um instrumento que eu acredito que pelo menos nos próximos séculos vai continuar sendo o instrumento mais popular do país, porém ele não se limita apenas a estilos musicais como MPB, samba, entre outros.’’ Ricardo contou que quando começou a estudar nunca pensou em se tornar professor, ‘’Quando comecei a aprender violão nunca pensei em ser professor, meu sonho sempre foi ser músico concertista.’’ Mas que depois que se tornou um aprendeu a amar a profissão, ‘’ acabei me casando com a profissão e aprendi a cada dia mais amar o que eu faço, foi uma coisa que tive que construir dentro de mim e que não me arrependo.’’

Até mesmo quem não é aluno e não toca nenhum instrumento, reconhece a importância de um evento desse tipo. Luiz Henrique de 42 anos, que é comerciante disse em entrevista que é muito importante que principalmente os mais jovens conheçam a fundo as diferentes maneiras de tocar violão. Segundo ele as músicas hoje em dia estão com qualidade muito inferior as de antigamente, e isso acontece porque os novos músicos não conhecem os instrumentos por completo.

O evento vai até o próximo sábado (8), e vai contar com a presença do conhecido guitarrista Toninho Horta na cerimônia de encerramento. Com uma cena artística rica, a cidade só tem a ganhar com eventos dessa natureza, que contribuem para a formação de novos músicos brasileiros.

Texto/VAN: Lucas Teixeira

 

Deixe uma resposta