tempo

Tempo

tempo

Parece que todas as pessoas vivem correndo, de um compromisso para o outro, sem nunca parar. E já não importa mais se as cidades são grandes ou pequenas, a rotina corrida está em todos os lugares. Às vezes você percebe pelo canto dos olhos alguém sentado em um banco da praça obsevando pássaros, mas já está andando rápido demais para fazer companhia e só parar por um tempo. O ritmo é caótico nas ruas, nas calçadas, nas lojas, nas escolas e até dentro das casas. Afinal, são tantas coisas a serem feitas e tão pouco tempo.

Lemos artigos para aprender a tornar produtivas aquelas fatias de tempo que são pouco aproveitadas. Ouvimos livros e programas enquanto fazemos as tarefas de casa, atualizamos os compromissos no celular enquanto esperamos o ônibus, e qualquer viagem dentro da cidade mesmo já é oportunidade para retomar a leitura de documentos importantes e responder e-mails. Se a fila da padaria é o momento perfeito para fazer a última ligação do trabalho, imagina só o que poderíamos fazer quando aquele médico atrasa?

Se não temos horário marcado na agenda, não fazemos. E reclamamos da falta de tempo, perdendo mais tempo ainda enquanto fazemos isso. Num mundo onde todos só querem saber como ganhar mais tempo, o que é digno de nos fazer gastar esse tempo tão precioso?

Os grandes especialistas em gerenciamento de tempo dizem que o único segredo é saber estabelecer prioridades. E manter seus compromissos com relação a essas prioridades, não importa o quanto eles não pareçam compromissos de verdade. Então, se você quer ler mais, separe um tempo especial para ler aquele livro que está guardado na estante, e leve isso tão a sério quanto qualquer compromisso do trabalho. E se você acha que não está passando tempo o suficiente do “lado de fora”, marque um tempo para caminhar, ou até para sentar naquele banco da praça e olhar os pássaros.

Se estamos presos demais dentro de um mundo caótico e não estamos felizes com isso, só é preciso lembrar das coisas que nos trazem um sorriso, e reservar um tempinho para elas também. Da próxima vez que pensar em abrir seus emails na fila da padaria, lembre daquele amigo que não vê há tempos e aproveite pra conversar com ele. O mundo não vai parar de correr e de mudar a cada segundo, então faça as mudanças necessárias pra viver melhor em meio a isso tudo.

TEXTO/VAN: Laila Zin

Deixe uma resposta