Skip to main content
Alistamento militar é obrigatório no Brasil

Termina hoje prazo para alistamento militar

Todos os homens brasileiros que fazem 18 anos em 2016 devem se alistar

Alistamento militar é obrigatório no Brasil
Alistamento militar é obrigatório no Brasil

O alistamento militar é obrigatório no Brasil para todos os homens naturalizados. Já as mulheres estão dispensadas do Serviço Militar, podendo ingressar nas Forças Armadas apenas por meio de concurso público. Desde o dia 1º de janeiro, está aberto o período de inscrições para o público masculino que completa 18 anos em 2016. Hoje (30), o prazo chega ao fim.

Para realizar o recrutamento, é necessário se dirigir a uma Junta de Serviço Militar, portando certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade original, certidão de naturalização (para os brasileiros naturalizados), registro de emancipação (caso dos índios), duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz, internet, etc.

O brasileiro que atingir os 18 anos em 2016 e não se inscrever para o alistamento estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte, ingressar como funcionário em qualquer empresa oficializada, assinar contrato com o Governo Federal, Estadual ou Municipal, matricular-se em qualquer instituição de ensino, obter carteira profissional ou inscrever-se para concursos. O alistamento também não pode ser adiado, e o cidadão que não comparecer deverá pagar uma multa de R$ 3,71.

Quem ingressar na carreira militar terá salário mensal de R$ 769, alimentação, vale-transporte, tratamento odontológico e de saúde e diversos cursos profissionalizantes. Mais informações podem ser checadas no site do Governo Federal.

 

TEXTO/VAN: Sofia Pacheco

FOTO: Gabriel Haesbaert

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: