EMANUEL REIS/VAN

Timidez

Pela definição dos dicionários, “timidez” é um substantivo feminino, que designa, basicamente, “estado, condição ou característica de tímido; acanhamento excessivo”. Pode significar também  “qualidade de quem é fraco, frouxo”, conceito que, ao meu ver, é errado.

Outro dia, li uma frase que dizia “pessoas quietas têm mentes barulhentas”. Bem impactante. Talvez essa seja uma característica dos que analisam todas as situações, nos mais diferentes enfoques, e permanecem em silêncio. As pessoas introspectivas chamam atenção por si, sem a necessidade de holofotes.  

Para mim, o sentido da palavra vai além das definições dicionarizadas. Timidez é quando vemos a luz por detrás das construções históricas de São João del-Rei. São os detalhes dos edifícios e das ruas que, quando iluminados, produzem sombras sutis. É quando notamos que, por mais altas que sejam, as igrejas não impedem que essa mesma luz encontre as pessoas e as aqueça nos dias frios. Timidez, para mim, é o sol do inverno: simples, brilhante, sereno, majestoso.

Confira as fotos de São João del-Rei nesse inverno tímido, segundo nosso repórter:

TEXTO E FOTOS/VAN: Emanuel Reis

Deixe uma resposta