Arquivo Pessoal: turistas com a bicicleta nas pousadas

Turismo sob duas rodas

O aluguel de bicicletas como alternativa crescente no Campo das Vertentes

Comum na Europa,  naturalizada nas grandes capitais brasileiras e introduzida aos poucos, mas com êxito, no Campo das Vertentes em Minas Gerais, o aluguel de bicicletas está se tornando cada vez mais uma alternativa para quem quer fugir dos rumos automobilísticos.

Sustentável e saudável. É assim que muitas pessoas veem o uso cotidiano da bicicleta. Com a intenção de incluir turistas e visitantes que não possuem bike, empresas surgiram a fim de alugá-las por hora ou diária, deixando que o turista faça seus trajetos da melhor maneira possível. O objetivo é lazer, divertimento, misturado com sustentabilidade. Segundo Jobson dos Santos, educador físico, qualquer um pode andar de bicicleta, sendo uma ótima forma de divertimento, aprimorando a saúde mental e física. No entanto, ele salienta que as pessoas respeitem seus limites na hora de andar sob as duas rodas.

Arquivo Pessoal: turistas com a bicicleta nas pousadas
Arquivo Pessoal: turistas com a bicicleta nas pousadas

No intuito de mostrar uma nova forma de fazer turismo em cidade histórica, a Magrela Bike, situada em Tiradentes, vem se afirmando entre as ruas de pedra da cidade, oferecendo o aluguel de suas bicicletas. Karina Lanna, proprietária da empresa, conta que sempre andou de bike pelas ruas de Tiradentes. Motivada pelos turistas que vinham até ela pedir informações sobre aluguéis de bicicleta na cidade, Karina resolveu montar a sua própria empresa nesse ramo. Hoje, as bicicletas da Magrela Bike ficam dentro de pousadas da qual possui parceria, e também está localizada no centro histórico de Tiradentes.

Arquivo pessoal- Karina Lanna em cima da sua magrela
Arquivo pessoal- Karina Lanna em cima da sua magrela

 

O grande sonho da Magrela  é apresentar um roteiro de turismo totalmente feito por bicicletas, fugindo dos pontos centrais comuns à cidades históricas. Em 2017, Karina pensa em expandir os aluguéis para São João del Rei, da mesma forma que tem em Tiradentes. “Eu penso em expandir para São João. É uma cidade que me interessa muito. Penso em participar de editais sobre mobilidade urbana, para futuramente colocar bicicletários na cidade”.

Para os amantes das bikes, o aluguel de bicicletas se torna uma alternativa. Segundo Thiago Ávila, estudante de Ciência da Computação,  alugar bicicletas  nas cidades como turismo é bem significativo. “Acho muito interessante o aluguel de bicicleta em cidades históricas, pois é um atrativo a mais para esses lugares”, relata Thiago. Há um ano Thiago tem o costume de andar de bicicleta, e reflete que há os benefícios práticos nessa atividade. Como por exemplo, diminuir os gastos com transportes, gasolinas; e otimizando o tempo em certas locomoções.

Para aqueles que amam aventuras na natureza, a bicicleta é um prato cheio, levando os ciclistas a conhecer lugares inusitados, longe do tumulto da cidade. Assim acontece em Carrancas, onde também possível alugar bicicletas com a Carrancas Outdoor. Além do aluguel (por diária ou hora), é possível fazer trilhas pelas cachoeiras da cidade. Além de não poluir o meio ambiente, o ciclista se torna parte do passeio, conhecendo os mais belos lugares da região.

 

 

Benefícios

A prática de andar de bicicleta, oferece variados benefícios para a saúde. Por exemplo, melhora a circulação do sangue no corpo e ajuda na respiração cardiovascular – prevê o abastecimento de nutrientes e oxigênio no metabolismo.
Além disso, utilizar a bicicleta dá uma maior disposição física para as pessoas.  Segundo o educador físico Jobson, esse ato “oferece uma total melhora para aquelas pessoas que literalmente são sedentárias e nunca fizeram nenhum tipos de exercícios”.

Dicas e cuidados na utilização das bicicletas

Assim como qualquer outro esporte, pedalar tem seus cuidados e preparação. Jobson dá dicas para que todos possam aproveitar o lazer com as bikes sem sofrer nenhuma lesão:

Não tente acompanhar um grupo de pessoas que já tem o costume de andar de bicicletas há um bom tempo. Se você é iniciante na área, tente ir no seu limite. Não faça longos percursos sem estar preparado.

Mantenha-se hidratado. É importantíssimo carregar junto  uma garrafinha de água. O esforço exercido requer do corpo o suprimento de  algumas necessidades.

E, divirta-se! Não esqueça de que o principal objetivo é aliar os prazeres do turismo de forma saudável e ecológica.

Turistas com a Bike em Tiradentes
Turistas com a Bike em Tiradentes

Deixe uma resposta