UFSJ promove III Mostra de Profissões

No próximo sábado, 27, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), vai promover a terceira edição da Mostra de Profissões. O evento será realizado no campus Santo Antônio, das 9 às 19 horas, e dispensa inscrição prévia. Objetivando auxiliar na decisão de estudantes de segundo grau em relação à escolha do curso superior, a Mostra contará com palestras e exibições de cada um dos cursos da universidade.

A abertura será às 9 horas, com a palestra “Rumo à universidade”, destinada aos alunos do ensino médio, seguida de visitação que terá início às 10h30. Às 13h00, começa uma sessão de palestras sobre os cursos oferecidos pela UFSJ. Os alunos representantes dos cursos da universidade das áreas de exatas, humanas e biológicas terão 30 minutos para se apresentar, expondo o funcionamento do curso, o mercado de trabalho, o foco da graduação, entre outras questões interessantes para a avaliação dos secundaristas. Este ano, a exposição vai contar ainda com psicólogos disponíveis durante toda a tarde para orientar os participantes em testes vocacionais. 

“Estes testes são extremamente importantes, pois muitos não têm noção de que carreira seguir e, através dos mesmos, são direcionados segundo suas habilidades e preferências”, ressalta Letícia Freitas Pereira, coordenadora de eventos da Central de Empresas Juniores (CENJE) e estudante de engenharia de produção, na UFSJ. Ainda sobre a importância da participação do aluno do ensino médio neste tipo de evento, completa: 

– “A Mostra possibilita aos estudantes conhecer melhor os cursos, tirar dúvidas relacionadas ao funcionamento, ao mercado de trabalho, as formas de atuação e até mesmo o que se pode fazer, enquanto universitário, para se desenvolver dentro da universidade”. 

Alessandra de Falco, professora de Jornalismo –  responsável pela participação do curso no evento e tutora da empresa júnior Mosaico Comunicação – conta um pouco sobre o que os visitantes podem esperar:

– “Na mostra de profissões, os cursos da universidade estarão à disposição com seus coordenadores e professores reunidos em várias salas, onde cada curso pode fazer suas apresentações. No caso do Jornalismo, teremos mostras de documentários, revistas produzidas no curso, apresentação de trabalhos de extensão, grupos de pesquisa e projetos de iniciação científica”. 

Jhonata Castorino, que cursa o terceiro ano do ensino médio, comenta sobre sua expectativa para sábado:

– “Estou muito ansioso para participar, porque quero tirar muitas dúvidas sobre diversos cursos e também conhecer a faculdade”.

Texto:VAN/Sarah Rodrigues
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta