Foto: Divulgação

Unidade de saúde do Bonfim realiza atividades para idosos

Aula de hidroginástica e forró foram alguns dos eventos realizados em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

ilustra-idosos
Arte: Laila Zin

A unidade de saúde do bairro Bonfim promoveu diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. Em um sítio particular localizado no bairro, os idosos tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa na qual puderam debater sobre questões cotidianas e de saúde, junto à equipe da unidade. Na piscina, os idosos tiveram uma aula de hidroginástica com a presença de uma fisioterapeuta. Em seguida, foi servido um lanche e logo após um forró para concluir as comemorações. 

Para Ana Paula Dettomi e Josiane Dinalli, enfermeiras da unidade, eventos como esse reforçam a importância do idoso. “Muitos idosos se sentem solitários. Aqui eles conversam entre si, combinam de se encontrar em outros lugares”. “O idoso é excluído da sociedade, esquecidos por amigos e familiares. Aqui eles fazem uma outra família”

É o que afirma Eneida Emília Dias, idosa que participou das comemorações: “Nunca participei de certas coisas. Quando você entra em um grupo e participa de todas as atividades, a gente fica pensando: será que eu consigo mesmo? E estou conseguindo! ”. Eneida ressalta que, antigamente, não existiam eventos deste tipo e explica por que muitos idosos não participam desses eventos. “Isso tudo para a gente é novidade. Na nossa idade, nunca ouve isso em outras épocas. (…). Muita gente tem timidez, nunca frequentaram nada. Elas têm que se libertar desses problemas. Eu me libertei de muitas coisas, afinal, eu sou gente! Estou vivendo! ”

Eide Trindade do Amor Divino, o único homem a participar das atividades, criticou os homens idosos. “Eu acho que

Eudi acredita que os homens tem vergonha de participar de eventos como esse
Eudi acredita que os homens tem vergonha de participar de eventos como esse

eles têm vergonha. Homem geralmente é mais largado, as mulheres são mais cuidadosas com a saúde, mas tem que 

participar. Acabam perdendo uma oportunidade de se divertirem, fazer hidroginástica, conhecer novas pessoas. O evento foi muito bom, todos deveriam participar e aproveitar”.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 13% da população brasileira é idosa. O estatuto do idoso comemorou 12 anos junto ao Dia Nacional e assegura direitos à essa parte da população. Alguns desses direitos você confere abaixo:

 

Arte: Laila Zin
Arte: Laila Zin

TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER

FOTOS: ANDRÉ LAMOUNIER

Deixe uma resposta